Famoso por se assemelhar ao gosto e aroma da baunilha, o cumaru é uma semente pertencente ao cumaruzeiro, uma árvore da família Fabaceae. Ela é nativa do Brasil, da região Amazônica, mas também pode ser encontrada em outros países da América Latina, como o Peru e a Venezuela.
Também chamada como fava tonka, tonka bean ou tonka, a semente começou a aparecer na culinária como substituta da baunilha. No entanto, segundo a matéria de Daumildo Júnior, do Agro Estadão, não é somente assim que ela é usada.
Funções do cumaru
De acordo com José Urano de Carvalho, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Amazônia Oriental, uma só semente do cumaru pode aromatizar entre 10 a 15 pudins.
O especialista aponta que alguns restaurantes usam a semente como aromatizante de pratos, assim como existem empresas que a utilizam para fabricar chocolates e cervejas artesanais. Nas comidas, é necessário que a semente esteja seca e seja usada em poucas quantidades. Uma das recomendações do especialista é utilizar como se fosse noz-moscada, ralada e em baixa medida.
Benefícios do cumaru
Além da participação nos pratos, o cumaru se mostra como um aliado interessante da saúde. Ele tem cumarina, uma substância com benefícios medicinais, como os efeitos anticoagulantes. Porém, é importante não consumir uma semente inteira de cumaru de uma vez só, pois a cumarina em altas quantidades pode gerar problemas à saúde.

Arroz-doce com especiarias
Para você que deseja experimentar a gastronomia brasileira no seu mais sincero sabor, essa receita de arroz-doce tem especiarias de vários biomas do país e é aquele prato que surpreende. Veja a receita completa aqui.

Merengue de maracujá
Mais uma sobremesa perfeita para deixar seu dia mais docinho com cumaru é o merengue de maracujá. Com poucos ingredientes e um modo de preparo prático, essa receita é a opção que você precisa no cardápio. Veja a receita completa aqui.