PUBLICIDADE

Radar

Cuscuz faz bem para a saúde? Confira o que dizem especialistas e veja receita

Tanto a versão nordestina da quitute quanto a paulista são protagonistas durante as festas juninas

Cuscuz. Foto: Tiago Queiroz/EstadãoFoto: Tiago Queiroz/Estadão

Começa junho e a programação de festas juninas ganha espaço. Essas festas proporcionam música, cultura e gastronomia - muita gastronomia! Considerado por alguns como a melhor época do ano, as comidas típicas ganham destaque à mesa. E quem está de dieta também pode aproveitar as quitutes.

É claro que estamos falando de um consumo equilibrado e que não possui excesso de açúcar, manteiga e outros ingredientes semelhantes. A nutricionista Lara Natacci afirma ao Estadão que alguns alimentos podem ser evitados se você preferir, mas não proibidos. Entre as opções, há aquelas que se destacam por serem naturalmente moderadas, como o cuscuz.

Cuscuz

A nutricionista Tarcila Campos explica que tanto o cuscuz paulista quanto o nordestino são feitos à base de farinha de milho ou milho, um dos principais ingredientes das festas juninas e que apresenta benefícios à saúde. Nessas receitas, é preciso ter atenção na proporção de manteiga ou margarina para não cair no desequilíbrio.

Cuscuz paulista

PUBLICIDADE

O cuscuz paulista é uma boa opção porque combina um carboidrato (farinha de milho), vegetais, vitaminas, fibras, proteínas e minerais, porque algumas receitas utilizam camarão ou sardinha entre os ingredientes.

Essa receita, compartilhada pelo chef Marcílio Araújo ao Paladar, inclui camarões entre os ingredientes, além molho de tomate, alho, cebola roxa, pimentão vermelho, palmito e outros. Veja a receita completa aqui.

Cuscuz paulista Foto: Agência Galliah

Cuscuz nordestino

PUBLICIDADE

Essa receita é fácil de fazer em casa e precisa de apenas oito passos para ficar completa. Durante o passo a passo do cuscuz nordestino, é importante misturar bem os ingredientes. Veja a receita completa aqui.

Cuscuz nordestino Foto: Renata Kerkmeester

Milho

O milho é um dos principais ingredientes das Festas Juninas. Seja como farinha, em espiga, cozido ou parte de uma receita, é uma comida saborosa e saudável. O mestre em nutrição Alex Feitoza ressalta que o milho possui por vitamina B1, A, e substâncias como fibras, cobre, ferro, potássio e carboidratos. Esses nutrientes contribuem para melhorar as funções intestinais e o humor, promovem saciedade e possuem ação antioxidante.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE