Publicidade

Radar

Descoberta sobre molho de tomate causa alvoroço no mundo da pizza

Historiador Alberto Grandi, especialista em alimentos, afirma que a adição do molho à massa não é uma invenção italiana; entenda

Molho de tomate para pizza. Foto: Codo Meletti/EstadãoFoto: Codo Meletti/Estadão

A pizza é uma das iguarias italianas mais populares do mundo, ganhando versões adaptadas em diferentes países, e uma série de descobertas acerca do alimento têm surgido nos últimos tempos. Uma delas é a de sua provável receita ancestral, que não levava os clássicos ingredientes como molho de tomate e mussarela.

O que pode ser a primeira versão da pizza no mundo teve registros encontrados no sítio arqueológico de Pompéia, a cidade da Itália que foi assolada pela lava do Vesúvio no século I, por meio de um afresco ainda conservado. A pintura mostra que a iguaria que muito se assemelha à versão moderna da pizza tem formato redondo e achatado, mas leva frutas e especiarias comuns do Mundo Antigo.

A adição do molho de tomate na pizza só foi algo possível após a invasão europeia nas américas, levando a fruta de um continente para o outro, mas, apesar dos italianos reivindicarem que a adição do molho à massa é algo próprio, um historiador de alimentos Alberto Grandi afirma o contrário.

Segundo informações do New York Post, a invenção da ‘pizza rossa’ é, na verdade, estadunidense. O especialista afirma que a combinação do molho de tomate com a pizza só ganhou força no período que datou de 1880 a 1920, em que houve um forte fluxo de italianos imigrando para os Estados Unidos.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE