Ao longo dos anos, o café disponível nos supermercados ganhou variações e nomenclaturas diferentes conforme o seu modo de preparo e produção. Uma das mais famosas e procuradas pelos amantes da bebida é a versão gourmet, que apresenta uma maior qualidade.
Essa categoria é reconhecida pela Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café) como uma bebida “de baixo amargor, acidez e doçura moderada a alta, com destaque para os atributos frutado e floral”.
Para ajudar o consumidor que gosta desse tipo de café, o Paladar testou às cegas nove marcas de produtos gourmets - moído e torrado - presentes nas prateleiras dos supermercados, com preços que variam de R$ 15 a R$ 25. Na prova, foram levados em conta quesitos como aroma, corpo, sabor, equilíbrio e persistência.
A marca que apresentou o melhor café gourmet foi a Melitta, com a linha Cerrado. A bebida conquistou o júri pelas notas de nibs de cacau e de frutas amarelas e um perfeito equilíbrio na boca. A doçura e corpo aveludado também agradaram, além da acidez, que foi classificada como “surpreendente e brilhante”.
Confira o ranking com todas as marcas testadas pelo Paladar e a avaliação dos especialistas aqui.