PUBLICIDADE

Radar

Descubra como as uvas Castelão ganharam prestígio

Com valores e métodos de preparos variados, os produtos que contém a fruta chegam aos mercados geralmente vindos de Portugal

Números mostram que a tendência de longo prazo é a substituição dos vinhos populares - feitos com uvas comuns, produzidas para o consumo in natura - pelas opções finas, produzidas a partir de uvas viníferas conhecidas, como cabernet, shiraz e malbec. Foto: Epitácio Pessoa/EstadãoFoto: Epitácio Pessoa/Estadão

A uva Castelão é querida por alguns produtores de vinho, enquanto por outros não. Essa fruta é o grande destaque da Península de Setúbal, em Portugal, e tem ganhado popularidade devido à sua capacidade de produzir uma grande variedade de vinhos, com sabores complexos, dependendo de como é trabalhada.

Um exemplo é o vinho Coleção de Família, um dos melhores da região, que é produzido a partir das vinhas cultivadas em solo arenoso entre os processos. Outro destaque é o Periquita Clássico, que leva cerca de dois anos para ficar pronto devido ao seu potencial de envelhecimento, chegando às prateleiras em condições ideais para consumo.

Todas essas características, juntamente com as particularidades da uva e os diferentes métodos de produção, contribuem para explorar as virtudes da Castelão, como destaca a matéria Suzana Barelli. Leia o conteúdo completo.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE