PUBLICIDADE

Radar

Descubra do que é feito o curry e por que você precisa começar a incluí-lo em suas receitas

Tradicional na gastronomia indiana, tailandesa e japonesa, o curry ajuda a dar sabor a diversos pratos

Camarão ao curry desenvolvido por Ajay Bhagwansingh Kaintura, do Bawardhi. Foto: Sérgio Castro|EstadãoFoto: Sérgio Castro|Estadão

Uma coisa que com certeza faz toda a diferença nas receitas doces e salgadas são as especiarias. Elas ajudam a trazer um sabor a mais aos pratos, de forma que ficam mais elegantes, saborosos e aromáticos. Dentre as várias opções está o curry, que não é muito comum na culinária brasileira, mas que é indispensável em algumas culturas.

Original da Índia, o curry é muito popular na gastronomia indiana, tailandesa e japonesa. As diferenças entre o modo de uso do tempero estão no equilíbrio de sabor. No caso dos tailandeses, o frescor do limão e do capim santo são mais aparentes, enquanto do lado japonês há mais doçura, com a inclusão de frutas e pó de cacau. Na Índia, se usa uma mistura específica para cada prato, que varia de região para região e até de família para família (as masalas).

Mas afinal, o que é o curry?

O curry é uma mistura de coentro, cominho, fenogrego, alho, gengibre, canela, cravo, cúrcuma, cardamomo, pimenta-do-reino e pimenta vermelha. Pode ser encontrado em pó ou a pasta pronta e serve como base para um caldo perfumado, o princípio do curry. O nome dessa especiaria, inclusive, nasceu bem depois da receita do caldo, quando os ingleses chegaram à Índia e se encantaram com a mistura de temperos e especiarias que chamavam de curry.

Os portugueses chamam o tempero de carril. O curry mais tradicional é servido com arroz, mas é usado também para cozinhar vegetais ou carnes ou também para servir de molho para a comida já pronta, derramado sobre a carne ou sobre o macarrão cozido

PUBLICIDADE

O que saber antes de usar especiarias?

Há várias outras especiarias além do curry e que fazem a diferença no sabor das receitas. Mas antes de montar uma coleção em casa, é preciso saber quais cuidados tomar. Veja abaixo:

  • Tempero inteiro: sempre que possível compre o tempero inteiro, não moído, pois tem mais sabor e aroma. Além disso, diminui o risco de vir misturado com impurezas.
  • Pouca quantidade: Mesmo os temperos secos envelhecem. Por isso, procure comprar de locais que você conhece ou que têm grande rotatividade. Além disso, sempre prefira poucas quantidades, porque apesar de o preço das embalagens parecerem mais atrativos, eles perdem sabor e aroma com o tempo.
  • Armazenamento: guarde as especiarias em potes bem fechados, em lugar fresco, longe da luz e do calor, evitando deixar perto do fogão.

Receitas com curry

Curry tailândes

PUBLICIDADE

Curry tailândes Foto: Mestiço

O frango com curry tailândes é um prato super simples e que costuma agradar os amantes de pimenta. O sabor do curry, que tem um gostinho de cominho bem aparente, combina com o molho de soja e o frango cortado em cubos. Veja a receita completa.

Arroz tropical com curry

Arroz tropical Foto: Luiz Morales Tineo/Divulgação

Este arroz tropical leva arroz jasmim, molho sweet chilli (um molho agridoce levemente apimentado), leite de coco e curry. Vai muito bem com camarões grelhados e bem temperados. Veja a receita completa.

PUBLICIDADE

Risoto de camarões ao curry

Risoto de camarões e vieiras ao curry Foto: Sergio França/Divulgação

Este risoto de camarões e vieiras é uma receita fácil e saborosa perfeita para inovar no jantar. Os frutos do mar harmonizam bem com a picância do curry. Veja a receita completa.

Outras especiarias

Confira outras especiarias que não podem faltar na cozinha, como canela, cominho, cravo-da-índia, gengibre, noz-moscada, páprica entre outros. Confira como utilizar cada um desses temperos na matéria de Renata Mesquita, no Paladar.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE