Que paulistano gosta de caldo isso a gente já sabe. Mas quando surgiu essa devoção ao prato que pode ser consumido tanto frio quanto quente? Doce e salgado? Pelo título você sabe de quem estamos falando: a canjica.
De acordo com relatos, a população da grande São Paulo, durante o século 19, costumava consumir a canjica com milho e também em sobremesas. A afeição pelo prato era tanta que muitos acreditavam que o preparo teria sido uma invenção da cidade.
Origem
A receita da canjica tem ascendência indigena. Já que os nativos já cultivavam milho séculos antes da chegada de Pedro Álvares Cabral.
No entanto, o Novo Dicionário Aurélio “Kanjika”, levanta a possibilidade da origem do nome vir da língua dos quimbundos da Angola. Deste modo, muitos acreditam que os escravos ajudaram a incorporar o prato.
Prato tradicional
Até hoje, o prato é popular em diferentes lugares do Brasil. Muitos acreditam que nos séculos 16 e 17, a canjica foi espalhada pelos bandeirantes.
Festa Junina
Neste mês de junho com a chegada das festas juninas, a canjica é um prato típico que não pode faltar. Conhecida também como mungunzá no nordeste, é fácil de fazer, mas requer tempo para o preparo. Quer saber mais? Veja neste link uma receita.
- Canjica com amendoim
Outra receita divertida para comer em família é a canjica com amendoim. Fora que ainda vai leite condensado, as crianças adoram e ainda é quentinha. Prato fácil e rápido. Veja mais neste link.