PUBLICIDADE

Radar

5 dicas de especialistas para escolher a melhor marca de carvão vegetal

Escolher o melhor carvão vegetal para o churrasco pode fazer toda a diferença no sabor da carne e na qualidade da brasa

TESTE CARVÃO. Foto: Tiago QueirozFoto: Tiago Queiroz

Se você é o famoso churrasqueiro de fim de semana, daqueles que não perdem uma oportunidade de assar uma carninha nos dias de folga, muito provavelmente, tem de cor as suas marcas prediletas de queijo de coalho, pão de alho, linguiça toscana e bife ancho. Mas e o carvão vegetal? Será que você tem o mesmo cuidado na escolha do carvão que tem com as carnes e acompanhamentos?

Muitas vezes, a escolha do carvão acaba sendo deixada de lado, com o churrasqueiro levando o primeiro pacote que encontra no açougue, sem prestar atenção na qualidade do produto. No entanto, o tipo de carvão que você usa influencia diretamente na eficiência da brasa e no sabor da carne, tornando-se um fator tão importante quanto a seleção das carnes e temperos.

O carvão vegetal é um dos itens mais essenciais no preparo de um churrasco, e a escolha da marca certa pode afetar desde o sabor da comida até o tempo de preparo. As melhores opções de carvão têm características que garantem uma queima mais eficiente, menos fumaça e, claro, um sabor mais apurado.

Prefira embalagens maiores para evitar surpresas

Uma das primeiras dicas para escolher o melhor carvão vegetal é optar pelas embalagens maiores, a partir de 4 kg. Isso porque, quanto menor o saco, maior a chance de ele conter pedaços minúsculos de carvão, que não oferecem uma queima eficiente. O carvão deve ter pedaços maiores, pois isso garante uma queima mais uniforme e duradoura.

PUBLICIDADE

Além disso, antes de comprar, verifique se a embalagem está intacta. Caso esteja danificada ou úmida, evite a compra, pois a armazenagem inadequada pode prejudicar a qualidade do carvão.

Verifique a textura e evite carvão quebradiço

Antes de fechar a compra, passe a mão no fundo da embalagem do carvão vegetal. Se você sentir uma textura de areia, fique atento! Isso indica que o carvão pode estar muito quebradiço ou até mesmo moído.

O ideal é que o carvão tenha pedaços mais firmes, o que garante maior eficiência na queima. O carvão de boa qualidade é aquele que queima por mais tempo e libera calor de maneira constante, sem gerar excesso de cinzas.

Armazenamento: como manter o carvão em boas condições

PUBLICIDADE

Caso sobre carvão depois do churrasco, é importante saber como armazená-lo corretamente. O local ideal para guardar o pacote é limpo e seco. O carvão vegetal não gosta de umidade, por isso, evite deixá-lo em lugares com riscos de contato com água, como áreas externas e em porões úmidos.

Também é importante lembrar: jamais tente acender a churrasqueira com álcool líquido, pois isso pode ser perigoso. Prefira acendedores próprios para churrasco, que são mais seguros e eficazes.

Confira as dicas completas sobre como escolher o melhor carvão vegetal para um churrasco de sucesso na matéria do Paladar.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE