O doces franceses são grandes clássicos que ganharam popularidade em todo o mundo e hoje são alternativas que marcam presença nos restaurantes e confeitarias. Essas versões podem se destacar ainda mais a partir de toques autorais, como trabalha o confeiteiro francês Romain Coupeaux na Charlotte Pâtisserie.
Segundo a matéria de Cintia Oliveira, localizada na Rua Bela Cintra, essa confeitaria traz no cardápio uma diversidade de sobremesas criadas por Coupeaux, priorizando o uso de ingredientes locais e a inspiração em clássicos franceses, o que torna a oferta de sobremesas autêntica. Você pode pedir:
- Charlotte: musse de framboesa e amêndoas, biscoito champagne, creme de framboesa e a fruta vermelha.
- Torta de limão: massa sablée breton, com um recheio de creme e de geleia de limão.
- Paris-são paulo: massa choux, chantilly de avelã, chocolate branco com milho tostado, pasta de avelãs e avelãs tostadas.
Além dessas, outras opções estão disponíveis, que vão desde deliciosas releituras a pães doces e folhados franceses. Embora as sobremesas sejam o foco, também dá para pedir algo da sua preferência para acompanhar, como um espresso da Wolff Café.
Doces franceses para reproduzir em casa
Crème brûlée
Você também pode reproduzir em casa doces franceses, como o crème brûlée. Essa receita fácil leva gemas, essência de baunilha, creme de leite e açúcar entre os ingredientes. Veja a receita completa aqui.
Leia também:
Macaron de chocolate amargo
Outra receita que se popularizou na França foi o macaron. Essa versão é equilibrada em termos de sabores no paladar, especialmente ao conter chocolate amargo. Veja a receita completa aqui.
Leia também:
Doces clássicos em versões folhadas em São Paulo
Doces franceses são excelentes opções para experimentar na Charlotte Pâtisserie, mas São Paulo abriga uma diversidade de locais com sobremesas, inclusive doces clássicos em versões folhadas. Cookie folhado, panetone folhado e pão de queijo folhado estão entre os exemplos que se encaixam nessas criações inovadoras. Leia mais nesta matéria.