PUBLICIDADE

Radar

Drinques inspirados em pratos viram tendência; conheça

A inovação tem viralizado em redes sociais e ganha aderência de bares classificados entre os melhores do mundo

coquetel de camarão em taça martini. Foto: Ricardo D'AngeloFoto: Ricardo D'Angelo

Embora bebidas alcoólicas, em especial coquetéis, envolvam o uso de frutas em pedaços e especiarias, elas estão longe de serem consideradas alimentos. No entanto, vemos nos últimos anos, uma nova tendência ganhar força na coquetelaria, são os drinques inspirados em pratos culinários.

De acordo com a revista Punch, o famoso e clássico Blood Mary (que tem entre seus ingredientes itens que normalmente entram em pratos, como salsão, molho inglês, tomate, entre outros) é um dos exemplos mais clássicos disso, mas o que pode se encaixar como pontapé inicial é uma adaptação do Old-Fashioned criada em 2007, que utiliza bourbon saborizado com bacon.

Comida líquida

A popularização desse modo de fazer drinques passa pelo que a especialista Jaya Saxena chama de inversão de fórmula, visto que as bebidas têm apresentado um gosto que se aproxima muito dos pratos nos quais foram inspiradas, e não apenas infundem algumas características, podendo até mesmo se classificar como ‘comida líquida’.

“O [coquetel] Zaru Soba, feito no Danico in Paris, usa pepino e tomate junto com molho de soja e leite de soja para evocar caldo de macarrão, enquanto o Lilistar, do Brooklyn, tem coquetéis inspirados em um cachorro-quente (com picles fritos e molho ranch)”, exemplifica.

PUBLICIDADE

Viral no TikTok

Um dos sinais de que essa tendência tem ganhado cada vez mais força é um coquetel do tipo que se tornou viral no TikTok, uma das plataformas online que mais sintetiza comportamentos, modo de pensar, falar, usar e consumir da geração ‘geração z’.

Em meio aos milhares de vídeos circulando nessa rede social, não é raro encontrar usuários postando e compartilhando receitas de bebidas como Sour de melão com presunto ou Martini feito com canja de galinha. Confira um exemplo no vídeo abaixo:

Presente nos melhores bares do mundo

PUBLICIDADE

Até mesmo alguns dos melhores bares do mundo eleitos pelo 50 Best Bars contam com drinques autorais que se enquadram nessa categoria. Um deles é o Double Chicken Please, localizado em Manhattan, Nova Iorque (EUA), classificado como o segundo melhor bar do mundo em 2024 e o primeiro melhor da América do Norte em 2023.

A casa conta com uma cartela de drinques inteiramente inspirada em pratos conhecidos, rendendo exemplares exóticos como Waldorf Salad e Cold Pizza.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE