Feito a partir da fermentação de vinho ou de frutas - como a maçã, por exemplo - o vinagre é um item que históricamente já serviu para diferentes funções, como limpeza, tratamento médico, entre outros. Nos dias de hoje, o vinagre é principalmente utilizado como alimento.
Composto por água e ácidos cítrico, málico e acético, o vinagre tem propriedades antioxidantes e um pH ácido, que favorece a digestão e a absorção de nutrientes vindos de outros alimentos. É por esse motivo que é recomendado utilizá-lo como tempero em saladas.
Ainda, o vinagre é considerado um auxiliador no processo de emagrecimento, pois reduz a velocidade de absorção de carboidratos, gerando, assim, sensação de saciedade por mais tempo, conforme afirma a nutricionista Thaís Barca na matéria ‘Guia do vinagre de maçã: descubra seus benefícios e como inseri-lo na dieta’, por Giulia Howard.
Receitas testadas e aprovadas
O vinagre pode ser consumido de muitas formas além da clássica combinação com saladas. O produto vai bem em marinadas de carnes, legumes, peixes e aves, molhos e até bebidas, desde que diluído em água, pois quando concentrado pode causar azia e queimação.
Aqui, separamos duas receitas para explorar o potencial desse fermentado de fruta. Aprenda a fazer espumante com xarope de frutas e vinagre ou trufa meio-amarga e redução de vinagre e aproveite!