Publicidade

Publicidade

Radar

Enólogo, sommelier e enófilo: entenda as diferenças de funções entre os profissionais dos vinhos

Saiba as características de cada profissão do mundo dos vinhos

Garrafa e taças de vinho. Foto: Nilton Fukuda/Estadão)Foto: Nilton Fukuda/Estadão)

O mundo dos vinhos é repleto de funções exercidas pelos profissionais especializados da área, o que pode gerar dúvidas sobre para que serve cada tipo de trabalho.

Por exemplo, você conhece a diferença entre enólogo e sommelier? A seguir, confira as diferenças de cada uma dessas profissões:

  • Enólogo: é o responsável pela vinificação (transformação da uva madura bruta em vinho), estabilização (troca de recipientes após a decantação de resíduos na produção), envelhecimento, controle de qualidade, análise química e sensorial dos vinhos. Ele também participa da comercialização do produto, como aponta a Associação Brasileira de Enologia (ABE).
  • Sommelier: é o profissional responsável pelas bebidas - principalmente vinho, mas também outros produtos - de um estabelecimento, que pode ser um restaurante, bar ou um comércio, de acordo com a Associação Brasileira de Sommeliers (ABS).
  • Enófilo: é aquele apreciador e estudioso de vinhos, mas que não tem graduação em enologia e não participa do processo de produção da bebida, conforme a ABE.

Para saber mais sobre vinhos e os profissionais do setor, leia a matéria completa.

Receitas testadas e aprovadas

PUBLICIDADE

O Paladar tem uma série de receitas testadas e aprovadas que podem ser replicadas em casa, confira aqui.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE