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Entenda como o suco em pó mudou as missões dos astronautas da NASA

A bebida em pó resolveu um problema que atrapalhava a corrida espacial

Os astronautas têm uma rotina alimentar peculiar. Foto: Divulgação/National Space AgencyFoto: Divulgação/National Space Agency

As comidas levadas para o espaço devem ser leves, compactas e saborosas, além de aguentar longos períodos sem refrigeração, segundo o National Air and Space Museum, dos Estados Unidos. No princípio da exploração espacial, ainda não era certo que a alimentação e a digestão seriam possíveis em um ambiente de baixa gravidade, até o astronauta Yuri Gagarin embarcar na primeira expedição rumo ao Cosmos. A bordo da Vostok 1, o astronauta soviético foi o primeiro humano a se alimentar no espaço, ingerindo uma pasta de carne bovina e fígado em meio à missão, provando a possibilidade de comer no espaço.

No entanto, em meio ao ambiente da corrida espacial, os astronautas se viram diante de um novo problema: a água presente nas estações não tinha um sabor agradável por conta de algumas reações químicas nos reservatórios. Para contribuir para a hidratação adequada dos astronautas e deixá-los aptos a lidar com a demanda das missões sobre seus corpos, a NASA encontrou no suco Tang uma solução. A bebida, desenvolvida em 1957 por William Mitchell na General Foods, foi a escolhida para disfarçar o sabor da água das missões. O uso começou a ser implantado nas viagens espaciais ao longo dos anos 60.

A bebida, no entanto, não era simplesmente despejada em um copo com água nas estações espaciais, como se faz usualmente. Devido ao ambiente de baixa gravidade, a bebida era servida em pacotes lacrados, e a água era injetada através de uma válvula, que permitia o pronto consumo, segundo conta o Space.com. Nas primeiras expedições, o sabor disponível era restrito ao de laranja.

Apesar de ter ficado conhecido mundialmente como a “bebida dos astronautas”, o Tang não foi criado especialmente para elas: segundo o site Food & Wine, a linha de bebidas em pó se beneficiou comercialmente com a sua inclusão no cardápio dos astronautas, promovendo campanhas publicitárias que destacavam tal participação.

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