As ervas e especiarias podem complementar os ingredientes de um chá, ser incluídas em receitas para adicionar distintos sabores e aromas e ainda tornam-se extratos. Por causa dessa versatilidade em seus usos, elas também são vendidas secas aos consumidores.
E como cada uma delas oferece uma diversidade de benefícios à saúde, a grande dúvida que pode surgir é se esses bons aspectos são preservados mesmo quando as ervas e especiarias compradas são secas.
Na verdade, quem escolhe adquirir e consumir ervas e especiarias naturais já deu um passo enorme. Optar por elas na culinária, seja entre os ingredientes de bebidas ou receitas, é uma alternativa saudável aos temperos industrializados, como menciona a nutricionista Mayra Correa em matéria ao Estadão.
Afinal, muda alguma coisa comprar seca?
A profissional explica que, quando essas ervas e especiarias são compradas secas, existe a possibilidade delas perderem parte das suas propriedades devido ao processo para torná-las secas. No entanto, essa variação ainda mantém a maioria dos benefícios. Sendo assim, mesmo comprada seca, continua sendo uma fonte saudável para investir.
Ervas e especiarias x temperos industrializados
Nessa disputa, que nem podemos considerar acirrada, as ervas e especiarias naturais superam os temperos industrializados. A nutricionista menciona que esses temperos não naturais, além dos produtos feitos da mesma forma, carregam na composição grandes quantidades de sódio e outros aditivos químicos que não são bons para a saúde.
Chá, extrato ou temperos?
A profissional cita que todos os modos são válidos para adicionar sabores e aromas diferentes aos preparos e bebidas. Mas existe uma explicação, baseadas em estudos, que afirma que, as ervas e especiarias, quando consumidas em chá ou extratos, acabam preservando em maior parte as suas propriedades benéficas.