PUBLICIDADE

Radar

Qual erva ajuda a melhorar a digestão? Veja 3 receitas

Descubra a erva que pode auxiliar na digestão e ainda trazer mais sabor para as suas receitas

Alecrim. Foto: Daniel Teixeira/EstadãoFoto: Daniel Teixeira/Estadão

As ervas são conhecidas pelas suas propriedades medicinais e costumam ser consumidas principalmente em chás. No entanto, elas podem ser mais que isso e funcionar como temperos nos mais diversos preparos na cozinha.

Entre as mais famosas, está o alecrim, que pode ser melhor explorado na gastronomia. Ele pode ser usado em marinadas, carnes assadas e pães, trazendo frescor e um sabor irresistível aos pratos salgados.

A especiaria ainda possui componentes que beneficiam a saúde, como mostra esta matéria de Juliana Carreiro, no blog Comida de Verdade, do Estadão.

Benefícios do alecrim

O alecrim possui diversos óleos essenciais com diferentes funções, entre elas ajudar na digestão. Por consequência, ele estimula a produção de suco digestivo, contribuindo para a melhora na formação de gases, o que ajuda a evitar incômodos na região abdominal.

PUBLICIDADE

Receitas com alecrim

Biscoito de queijo com alecrim

Biscoito de queijo com alecrim Foto: Daniel Teixeira/Estadão

Esses biscoitinhos de queijo e alecrim são uma ótima escolha de aperitivo e entregam sabores acentuados a cada mordida. Veja a receita completa.

Peru com molho de limão, alho e alecrim

PUBLICIDADE

Peru recheado com molho de limão e alecrim. Foto: Codo Meletti/Estadão

Esse preparo possui entre as etapas a preparação de um molho com limão, alho e alecrim que vai deixar o seu peru muito mais saboroso. Ele é usado para regar a ave recheada com cogumelos e nozes. Veja a receita completa.

Focaccia com alecrim

Focaccia com alecrim Foto: Tiago Queiroz/Estadão

Esta receita típica italiana leva poucos ingredientes e é fácil de fazer. O toque especial acontece com a adição do alecrim. Veja a receita completa.

PUBLICIDADE

Ervas secas possuem nutrientes?

As ervas frescas são melhores quando se trata de nutrientes, já que pode ocorrer uma variação na concentração dos princípios ativos. Apesar disso, ainda são encontrados benefícios nas especiarias secas.

O mais importante é evitar a utilização de temperos industrializados. Uma dica para quem não tem o hábito de usar ervas nas preparação dos alimentos é o sal verde.

Sal verde

O sal verde nada mais é do que uma junção de várias ervas em uma única receita. Você pode deixá-lo pronto para utilizar na hora de cozinhar.

PUBLICIDADE

Para prepará-lo basta bater no liquidificador: 1 xícara de sal marinho, 1 xícara de ervas desidratadas (pelo menos 3 ervas de sua preferência, como salsa, orégano, manjericão, alecrim). Guarde em um recipiente fechado e use para temperar no lugar do sal puro.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE