PUBLICIDADE

Radar

Especialista ensina a fazer o melhor café coado

A barista Gisele Coutinho, do Pura Caffeína, compartilha dicas de como fazer a bebida da melhor forma em casa

TQ SÃO PAULO 29.03.2024 PALADAR CADERNO2 TESTE DE CAFÉS COADOS NO FUTURO REFEITÓRIO, EM PINHEIROS. Foto Tiago Queiroz/Estadão. Foto: Tiago QueirozFoto: Tiago Queiroz

O café é uma das bebidas de grande importância para a história do Brasil até hoje, visto que faz parte da nossa alimentação diária e, enquanto commodity, chegou a protagonizar um ciclo econômico entre os séculos XIX e XX.

O café está em todo lugar. Seja nas padarias para acompanhar a primeira refeição do dia, nos restaurantes pós-almoço, como cortesia em consultórios médicos, nas máquinas dos escritórios e, entre tantos outros ambientes possíveis, em casa. E para quem prefere o conforto da última opção, a barista Gisele Coutinho compartilha dicas para chegar à melhor versão de um café coado.

Como comprar um bom café?

Fã da bebida, Gisele ministra cursos presenciais e online sobre café, orientando sobre uso do coador, quantidade e tipo adequados de grãos, entre outros aspectos. No que se refere à qualidade da matéria-prima, ela explica que tudo depende da origem: “Como comprar café? Procure sempre um café que você saiba de onde veio. Nessas embalagens, quase sempre você terá informações sobre a região ou seu terroir, que diz muito sobre seus sabores”.

Na hora de comprar, a barista orienta que o pó de café extra-forte tradicional, embora mais barato, é de qualidade inferior e tem torra muito escura. “Não importa o método de preparo, o café ficará sempre amargo e você nunca saberá sua origem”, diz.

PUBLICIDADE

Por isso, o ideal é comprar um café cuja embalagem possui o selo Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), que além de apresentar torras menos escuras, indicam o local de origem. Gisele ainda complementa: “Acima desta [categoria] está o gourmet, com torras menos escuras e notas mais adocicadas e agradáveis ao paladar”.

Atenção com a água

Parece simples, mas até mesmo a água precisa de atenção na hora de preparar. A especialista explica: “Cada água tem suas particularidades e composição química com variações de sódio, magnésio, cálcio e muito disso influencia no sabor final do café. Então, para obter o melhor sabor, use sempre água filtrada ou mineral”.

Confira mais dicas da barista na matéria ‘Coado, na cafeteira elétrica ou na italiana: como fazer o melhor café', disponível na íntegra aqui.

O melhor café gourmet do mercado

PUBLICIDADE

Amostras de nove das principais marcas de café nesta categoria no mercado passaram pela avaliação criteriosa do time de jurados formado pelo Paladar neste ano. O teste levou em consideração aspectos como sabor, corpo, aroma e finalização; confira o resultado na matéria ‘Qual o melhor café gourmet, moído e torrado do mercado?’, por Danielle Nagase, disponível aqui.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE