O molho inglês é um condimento popular em todo o mundo e pode ser feito em casa ou comprado pronto em supermercados.
Acredita-se que ele tenha sido criado na cidade de Worcester no século 19 e, embora a receita original seja secreta até hoje, sabe-se que leva vinagre de malte de cevada, vinagre de álcool, melaço, açúcar, sal, anchovas, extrato de tamarindo, cebola, alho e especiarias.
Leia também
Teste às cegas
Para descobrir o melhor molho inglês do mercado entre as opções nacionais, Paladar realizou um teste às cegas com 9 marcas do condimento.
Assim, um time de especialistas foi convidado a experimentar as amostras de molho inglês puro ou com pão de forma sem casca, para não comprometer a percepção com texturas e sabores.
Melhor marca de molho inglês

Ao final do teste, o júri escolheu a Companhia dos Fermentados como a melhor marca de molho de inglês.
O produto apresentou coloração mais clara do que as outras amostras e uma receita vegana que substitui anchovas por cogumelos secos. Segundo os especialistas, é o único molho inglês avaliado com processo de fermentação.
O condimento foi encontrado por R$ 35,50*, 250 ml, no Instituto Chão. Confira o ranking completo na matéria de Fernanda Meneguetti.
(*) O valor do molho mencionado é do dia 17 de janeiro de 2025, quando foi realizado o teste.
Como consumir molho inglês?
Na Inglaterra, ele é usado para dar mais sabor em ensopados, tortas, marinadas e outros molhos. Já no Brasil, é um dos ingredientes principais do estrogonofe. Em todo o mundo, o molho inglês tempera steak tartar e o drinque bloody mary.