Vindo da parte mais gordurosa do leite, o creme de leite pode ser obtido artesanalmente por meio do processo de decantação da matéria-prima - o que implica em longas horas de repouso em local fresco e, por conseguinte, na demora para conseguir o ingrediente.
Visando atender o público geral, que utiliza o item em diversas receitas cotidianas e precisa cada vez mais de praticidade, a indústria alimentícia abastece as prateleiras dos supermercados com diversas opções de creme de leite industrializado, disponível em caixinhas e latinhas das mais diversas marcas, que, por sua vez, não variam apenas a paleta de cores da logo, mas também preço e qualidade.
E para saber quais delas oferecem a melhor experiência ao consumidor por um preço justo, o Paladar elaborou mais um teste às cegas, reunindo especialistas para analisar 10 dos principais selos do produto, levando como critérios avaliativos três tópicos essenciais: consistência, aspecto visual e sabor.
Entre as amostras degustadas, a que mais agradou o paladar dos jurados foi a da marca Parmalat, cujo sabor suave, mas ainda presente, de leite lembra muito à versão fresca, além de apresentar uma consistência equilibrada, nem muito gelatinosa e nem muito líquida.
A posição das demais marcas testadas no ranking pode ser vista na matéria ‘Qual é o melhor creme de leite?’, por Chris Campos, disponível aqui.