Apesar de as informações nos rótulos dos vinhos serem de extrema importância e revelarem as principais características dessas bebidas alcoólicas, aqueles que estão há muito tempo no ramo conseguem identificar nuances relevantes apenas observando a aparência do vinho, sendo esses conhecidos como experts.
Essa habilidade é bem diferente daquela de alguém que, por acaso, experimentou um estilo qualquer em um encontro especial com amigos ou família e sentiu interesse suficiente para querer descobrir mais sobre esse universo.
E essa é a primeira dica para aprimorar suas experiências. Experimentar diferentes estilos, sejam brancos, tintos ou rosés, pode te ajudar a identificar sabores ou texturas específicas que mais lhe agradam.
No entanto, é importante utilizar a taça adequada para apreciar a bebida. Segundo o portal NSC Total, uma taça possui o tamanho e o material translúcido necessários para que todos os aspectos do vinho possam ser observados e sentidos, incluindo os diferentes aromas.
Por fim, assim como em qualquer outro interesse humano, é importante estudar o assunto, conhecer referências e os termos mais comuns relacionados a ele. Como uma dessas fontes, o Guia dos Vinhos, do Paladar, explora uma variedade de informações, incluindo tipos de vinhos, faixas de preço, variedades de uvas, e muito mais. Saiba mais.