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Falsificação de bebidas atinge 36% do mercado e ameaça bem-estar da população, alerta Grupo Campari

Vinicius Löw é o diretor de marketing da marca no Brasil e o entrevistado da semana no Paladar Convida

Drinque de gim, vermute e Campari, negroni completa 100 anos. Foto: Daniel Teixeira/EstadãoFoto: Daniel Teixeira/Estadão

Por trás de marcas renomadas como Skyy Vodka, Aperol e a própria Campari, o Grupo Campari tem mais de 150 anos de uma história que mistura tradição com constantes inovações e adaptações às tendências com estratégias novas.

Um dos nomes responsáveis pelos atuais trabalhos da marca é Vinicius Löw, diretor de marketing do Grupo Campari no Brasil. Ele foi o entrevistado da semana na série Paladar Convida para falar sobre como guia suas buscas por inovação e quais serão os passos futuros da Campari.

Vinicius Löw, Diretor de Marketing do Grupo Campari no Brasil Foto: Waldermir Filetti/Divulgação

Os desafios de hoje

Löw explica que um dos grandes problemas que o ramo de vendas de destilados enfrenta é a falsificação, que apresenta riscos tanto ao consumidor quanto ao produtor. “Produtos falsificados expõem o consumidor a riscos com a falta de supervisão e regulamentação das normas de produção, além de ameaçar a confiança das marcas reguladas. O Grupo Campari incentiva o uso responsável de bebidas alcoólicas, e por isso, compreende a ameaça que a falsificação de produtos das marcas pode causar ao bem-estar da população”, diz.

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Dados divulgados pela Associação Brasileira de Bebidas Destiladas (ABBD) apontam que a venda de bebidas ilícitas corresponde a 36% do volume de destilados comercializados no país.

Como a marca se adapta às novas tendências

Na busca por inovações sem deixar para trás as raízes, a Campari tem lançado mão de uma série de adaptações que envolvem diferentes aspectos de suas bebidas. Um exemplo é o novo design de sua garrafa, lançado em janeiro deste ano, que remete à cidade de Milão, local em que se originou a marca, e que substitui o dosador interno de plástico. “[Isso marca] mais um compromisso da marca com a sustentabilidade, deixando de produzir mais de meia tonelada de CO2 no ambiente”, complementa Vinícius.

Outros feitos incluem o patrocínio do festival de cinema Cannes através da campanha We are Cinema, competição de bartenders e a coleção de NFTs que visa conectar coquetelaria e tecnologia em uma única plataforma.

Paladar convida

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A série Paladar Convida semanalmente entrevista profissionais que atuam em diferentes setores do ramo gastronômico acerca da importância de seus respectivos papéis. Saiba mais aqui.

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