Farofa para churrasco, farofa de aveia e farofa com bacon e linguiça (veja mais detalhes dessas receitas abaixo) são apenas três exemplos desse acompanhamento tão brasileiro.
Para quem pensa que a farofa pode apenas complementar uma mesa, na verdade ela também é válida para finalizar pratos, gratinar e até empanar um preparo.
No entanto, para um resultado perfeito, é preciso um pouco mais de atenção aos detalhes, como ingredientes utilizados e processos. Para entender tudo sobre farofa, Paladar consultou a chef Deh Werneck. Confira dicas e receitas de farofa abaixo:
Dicas para a farofa perfeita
- Ingrediente: entre os ingredientes da farofa, não esqueça da manteiga, pois ela contribui para adicionar sabor e construir a textura desejada.
Leia também:
- Qual farinha usar?: a chef recomenda a farinha de mandioca como uma das melhores opções, pois é popular e versátil para integrar uma farofa.
- O tempero: cebola, alho e alho-poró não podem faltar na hora de temperar uma farofa. Esses ingredientes acrescentam sabor e aroma, um conjunto ideal.
Receitas de farofa
Agora que você sabe dicas para preparar uma farofa, que tal colocá-las em prática? Aprenda abaixo três receitas de farofa, que encaixam em momentos diversos:
Farofa para churrasco
Se você for preparar um churrasco em casa, essa farofa combina muito bem com carnes, incluindo poucos ingredientes e um passo a passo simples. Veja a receita completa aqui.
Farofa de aveia
Além de aveia em flocos, essa farofa leva alho, cebola, chá de uva passa, azeitonas, manteiga e temperos da sua preferência. Veja a receita completa aqui.
Farofa com bacon e linguiça
Essa receita prática, ensinada pela chef Deh Werneck, pode ser finalizada com nozes, cebolinha francesa e sal, complementando o conjunto de ingredientes da farofa. Veja a receita completa aqui.