O Brasil é um dos países mais biodiversos do mundo, com uma vasta extensão territorial que abrange diversos biomas, como a Amazônia, o Cerrado e a Mata Atlântica. Essa diversidade de ecossistemas cria condições ideais para o desenvolvimento de uma grande variedade de plantas, incluindo frutas exóticas.
A guabiroba, por exemplo, faz parte desse grupo exótico, ao lado de outras frutas que estão espalhadas pelo Brasil, como a buriti, cambuci e camu-camu, por exemplo. Inclusive, todas elas possuem propriedades medicinais.
De acordo com o Agro Estadão, a guabiroba é conhecida por outros nomes: gabiroba, gavirova, gabiraba ou araçá-congonha. Além disso, ela é encontrada facilmente no Cerrado e na Mata Atlântica. A guariroba é pequena, de coloração amarelada ou esverdeada, e possui um sabor doce e levemente ácido, sendo rico em fibras, ferro e cálcio.
Quais as suas propriedades?
Por ser rica em fibras, a guabiroba, vai agir diretamente na flora intestinal do organismo. Desse modo, a fruta ajuda a regular os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, prevenindo condições como aterosclerose, AVC e infarto.
Veja a guabiroba de perto
Frutas exóticas e seus benefícios
Além da guabiroba, outras frutas exóticas do Brasil possuem notáveis propriedades medicinais. Elas são conhecidas por suas elevadas concentrações de vitaminas e antioxidantes, além de suas potentes ações anti-inflamatórias e cicatrizantes, como é o caso da pitaia.
Caipirinha de pitaia e limão siciliano
Em um preparo rápido e fácil essa bebida refrescante é uma alternativa em dias ensolarados. Além dos benefícios, a pitaia é ótima para harmonizar em drinques. Veja a receita completa aqui.