PUBLICIDADE

Radar

Frutas exóticas: conheça o buriti e seus benefícios

Saiba, também, como usá-lo na cozinha

Fruto de uma palmeira em abundância na região Amazônica, o buriti tem a casca que parecem escamas de peixe mas a polpa é alaranjada e macia, apesar de um pouco fibrosa, é ideal para sucos e o óleo extraído é muito utilizado na industria cosmética devido seus nutrientes. Foto: Renata Mesquita/Estadão Foto: Renata Mesquita/Estadão

Os climas e biomas diversos do Brasil favorecem o cultivo amplo de muitos legumes, verduras, plantas alimentícias e frutas, o que pode ser facilmente notado através da quantidade enorme e bem colorida encontrada à venda em horti-frutis, mercados e feiras de rua.

E quando o assunto é fruta, o nosso solo dá origem a tantas espécies que contá-las é uma tarefa difícil. Algumas, inclusive, pertencem à lista de frutos exóticos, sendo o buriti um deles, que também tem termos variantes como buritimi-miriti, muritim, miriti e coqueiro-buriti.

O que é?

Segundo matéria do Agro Estadão, o nome buriti e suas variações designam frutos que pertencem às famílias Mauritia, Mauritiella, Trithrinax e Astrocaryum, mais abundantes na região do Cerrado. A espécie Mauritia tem casca escura com aparência e textura que se assemelham às escamas de peixe, mas seu interior é alaranjado e macio, embora um pouco fibroso.

Propriedades

PUBLICIDADE

Assim como todo alimento vindo da terra, o buriti tem bons valores nutricionais, como cálcio, ferro, vitaminas A, B e C, ferro, ácidos graxos e proteínas. Seu consumo pode ser utilizado para fins vermífugos, cicatrizantes, energéticos e também antienvelhecimento.

Buriti na cozinha

A polpa da fruta pode ser ingerida ao natural, mas também pode ser utilizada para fazer doces, sorvetes, sucos, licores e vinhos. No caderno de receitas do Paladar, o buriti faz parte de um delicioso drinque com cachaça, uva passa, rapadura ao leite, limão-cravo e outros ingredientes. Aprenda a fazer aqui.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE