Foram identificadas 37 queijarias artesanais em São Paulo, abertas para visitação. Elas agora fazem parte do guia virtual da Rota Turística do Queijo Artesanal Paulista, lançado pela Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP).
O guia tem como objetivo valorizar o trabalho das queijarias do estado, o que também pode levar a um impacto econômico com a promoção do turismo gastronômico e rural.
Algumas das queijarias mencionadas no guia são renomadas internacionalmente. Um exemplo é a Capril do Bosque, localizada em Joanópolis, responsável pelo Dolce Bosco, uma versão premiada do Gorgonzola Dolce Italiano no Mondial du Fromage, na França, em 2021. A queijaria também produz o Serra do Lopo, que recebeu reconhecimento no World Cheese Awards na Espanha no mesmo ano.
A Queijaria Belafazenda, localizada em Bofete, é outra destacada, tendo conquistado uma medalha de prata com o Queijo Sinueiro no Mondial du Fromage em 2019. Além disso, ganhou a medalha de ouro com o queijo Bem Brasil no mesmo concurso em 2021.
Em Amparo, a Fazenda Atalaia produz um dos queijos artesanais mais renomados do Brasil, o Tulha. Este queijo recebeu a primeira medalha de ouro internacional para um queijo artesanal brasileiro, sendo premiado no World Cheese Awards em San Sebastian, Espanha.
Receitas testadas e aprovadas
Amplie suas habilidades culinárias por meio de nossas receitas exclusivas! Aprenda a fazer em casa alguns pratos típicos da culinária amazonense, cujas instruções estão disponíveis em nosso caderno de receitas.