Muitos não sabem, mas pode existir uma harmonização de vinho, chá e queijo que é certeira. A começar pela bebida alcoólica e pelos vários estilos de infusão, que estão mais próximos do que se possa imaginar.
Tudo se inicia com o terroir, que precisa ser propício tanto para o desenvolvimento da camellia sinensis, como é chamada a planta que dá origem aos chás, como das vinhas.
A camellia é nativa da Ásia, mas pode ser encontrada em outras regiões, e não faltam exemplos de como o vinho depende do seu terroir - palavra francesa que agrupa o solo, o microclima e a variedade cultivada.
Semelhanças entre vinho e chá
Em se tratando de semelhanças, os dois têm taninos e polifenóis, mas ganham complexidade com os blends. Nos chás é com a mistura de flores, frutas e especiarias; enquanto nos vinhos, com a junção de variedades, como merlot e cabernet sauvignon, que depois se unem com o tempo em barrica de carvalho.
Estas várias semelhança são o que permite os dois funcionarem em uma harmonização, que também pode envolver queijos.
As melhores dicas para harmonizar esses elementos
Em entrevista para a coluna Le Vin Filosofia, de Suzana Barelli, Carla Saueressig, pioneira na cultura do chá no Brasil, deu dicas de como unir esses elementos em brilhantes harmonizações. Confira abaixo:
- O chá darjeeling combina muito bem com um riesling. Vinhos brancos tendem a ficar melhor com chás brancos e verdes, que são mais suaves, ou com infusões de ervas.
- Já em se tratando de vinhos tintos, são os chás pretos que combinam, já que, assim como os vinhos, têm potências diversas.
- Como nas regras de combinação com os demais ingredientes, queijos mais leves tendem a combinar melhor com os vinhos mais leves e os mais curados, com os tintos. O mesmo vale para os chás.
Onde provar harmonizações de vinho, chá e queijo?
A vinícola Guaspari, localizada na Serra da Mantiqueira, acaba de lançar uma experiência de harmonização com vinhos, chás e queijos. A proposta, em parceria com a Infusiva, empresa especializa em blends de chá, foi criar blends que combinem com os vinhos da vinícola e também com queijos. No caso, esta harmonização é realizada com os produtos da Pardinho.
Para quem quiser participar, a harmonização de vinho, chá e queijo será realizada na Guaspari no dia 9 de novembro, e custa R$ 428. Informações: www.vinicolaguaspari.com.br .