PUBLICIDADE

Radar

Como investir em vinhos: dicas para comprar garrafas valiosas

Descubra como transformar sua paixão por vinhos em um investimento lucrativo com dicas sobre compra e armazenamento

Vinho. Foto: Melanie Lemahieu/Adobe StockFoto: Melanie Lemahieu/Adobe Stock

Todo mundo já ouviu falar de leilões em que garrafas de vinho são arrematadas por centenas de milhares de dólares. Na maioria das vezes, um colecionador bilionário vende o conteúdo de sua adega após descobrir que uma caixa de garrafas que ele comprou por 100 dólares cada, há mais de uma década, agora vale 1.000 dólares a garrafa.

Mas há muito o que se considerar quando o assunto é garrafas de vinhos especiais. O Food & Wine listou os principais passos que podem levar você a monetizar sua coleção de vinhos. Confira abaixo:

Compre vinho de uma fonte confiável

Em se tratando de investimento, o vinho é considerado um “ativo alternativo”, ou seja, ele não se enquadra em categorias tradicionais de investimento como ações, títulos ou commodities.

Uma vez que as garrafas saem da vinícola, os preços de revenda não são definidos por nenhum órgão regulador e, portanto, o valor monetário de qualquer garrafa depende de quem está vendendo e de quem está comprando.

PUBLICIDADE

Comprar diretamente de uma vinícola e guardar os recibos é uma das maneiras de garantir a revenda da bebida com lucro, pois não há dúvidas sobre de onde o vinho veio ou quão longe ele viajou.

O mercado secundário é dominado por grandes casas de leilão, que avaliam coleções antes de vender para ter autenticidade e procedência. É menos aconselhável comprar vinho fora dos canais estabelecidos, pois é difícil, ou mesmo impossível, provar de onde ele veio.

Mais garrafas e armazenamento adequado

Se você pensa em vender um dia sua coleção, é bom comprar a granel, ou, no mínimo, em três. Garrafas individuais de qualquer vinho podem ser mais difíceis de vender, já que quando acaba... acabou.

O vinho não precisa necessariamente ser mantido a uma temperatura perfeita de 55°F e 70% de umidade, mas as temperaturas devem ser frias e consistentes.

PUBLICIDADE

Um armário de vinho ou refrigerador que é aberto e fechado, mesmo ocasionalmente, pode introduzir flutuação suficiente para diminuir a qualidade de um vinho a longo prazo.

Quando você considera a década ou mais que leva para envelhecer certos vinhos para aumentar seu valor, pequenas flutuações podem aumentar rapidamente. Em outras palavras, inconsistência é o que pode estragar um vinho.

O que torna um vinho valioso?

Um bom parâmetro para saber se um vinho é valioso são as pontuações. Houve um tempo que um vinho de 100 pontos era um ótimo investimento.

Mas o mundo da pontuação de vinhos mudou drasticamente, e uma pontuação alta não garante necessariamente um ótimo investimento, embora seja um bom sinal da qualidade da bebida.

PUBLICIDADE

Além das pontuações, outra maneira de descobrir se as garrafas de vinho podem se tornar valiosas é a região onde a bebida foi produzida.

Há certos lugares do mundo que são renomados e reconhecidos por seus vinhos de primeira linha e que valorizam consideravelmente o preço, como Borgonha e Bordeaux na França, em que são feitos grandes nomes, tais como Domaine de la Romanée-Conti e Pétrus.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE