PUBLICIDADE

Radar

Janaína Torres, eleita melhor chef do mundo, diz não querer servir só elite privilegiada; entenda

A Melhor Chef Feminina do Mundo no 50 Best, revelou seus planos de tornar seu restaurante mais acessível

Passava um pouco das 11h da manhã de domingoquando Janaina Rueda explicou que tudo que estava à mesa do seu banquete,fruto de pesquisa sobre os cafés da manhã de norte a sul do Brasil. Foto: Tiago Queiroz/Estadão Foto: Tiago Queiroz/Estadão

Eleita nesta última quinta-feira (21) como a Melhor Chef Feminina do Mundo pelo 50 Best, Janaína Torres comanda o premiado A Casa do Porco, o 4° melhor restaurante da América Latina e o 12° melhor a nível mundial.

Localizada na região da República, em São Paulo, o local conta com um cardápio pautado em ingredientes de alta qualidade que combinam com a carne de porco, que resultam em pratos com preços mais baixos que os demais restaurantes da mesma categoria, como o menu degustação, por exemplo, que custa R$ 290, sem bebidas inclusas.

“Eu gostaria que fosse mais barato, mas com a configuração atual, incluindo a fazenda de porcos, vegetais e o time de 90 pessoas servindo, em média, 14 mil jantares por mês, eu não consegui reduzir os preços. Porém, meu objetivo é baixar para 30 dólares (aproximadamente, 150 reais)”, afirma a chef em entrevista ao El País.

Ela, que também usa a cozinha como forma de apoiar diversas causas sociais, explica que não deseja servir somente à elite privilegiada, pois isso vai contra suas origens. Criada em cortiços, fez da comida de rua sua forma de sustento aos 12 anos de idade, e permanece acreditando que a acessibilidade é o meio pelo qual uma cozinha de qualidade pode chegar às classes mais baixas.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE