Publicidade

Publicidade

Radar

Existe jeito certo de segurar a garrafa de champanhe?

Aprenda a forma mais divertida e perigosa de servir champanhe, enquanto segura a garrafa com maestria

sabragem do St. Regis. Foto: St. Regis Foto: St. Regis

O que não pode faltar na noite de Ano Novo é uma boa garrafa de champanhe para brindar a chegada de 2025. Para os mais animados, pode ser legal estourar o champanhe em grande estilo, com uma sabragem!

O que é sabragem?

Com início na Revolução Francesa, a prática era adorada pelas tropas de Napoleão, que erguiam a espada e abriam garrafas com estrondo.

Atualmente, chefs utilizam uma faca faca longa para tal feito, mas reza a lenda que a própria haste da taça de champanhe é capaz de realizar a tarefa.

Como segurar a garrafa?

PUBLICIDADE

Após o truque de mestre, é importante servir o champanhe com maestria. A forma correta de servir a bebida é segurado a garrafa com firmeza pela base e inclinado a 45°, como destaca a matéria de Fernanda Meneguetti, no Paladar.

A linha de corte (vertical que percorre todo o comprimento) da garrafa deve estar voltada para o “degolador”, que irá bater com a espada no gargalo com um gesto forte e brusco.

Cuidados para a sabragem

Para ter sucesso, o champanhe deve ser mantido frio até a abertura. Temperaturas baixas permitem que o vidro seja cortado mais facilmente. É recomendado deixar a garrafa entre 7°C e 8°C por 24 horas para diminuir sua pressão e vibração.

Então, vinte minutos antes de estourar o champanhe, ela deve ser colocada de ponta-cabeça em um balde de gelo. Após o repouso, é preciso retirar o alumínio e a cápsula de arame que envolvem a rolha.

PUBLICIDADE

Cuidadosamente apontando a garrafa para cima, deslize a lâmina ao longo do corpo em direção ao gargalo. A força da faca ao atingir a borda do gargalo romperá o vidro e o champanhe estará pronto para o brinde.

O melhor espumante para as Festas

E por falar em champanhe, o que não pode faltar na comemoração de Ano Novo é espumante. Para que você não tenha dificuldades na hora da compra, o Paladar testou às cegas 22 rótulos e selecionou os melhores para brindar. Veja aqui.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE