O kombucha é uma bebida fermentada que ganhou fama nos últimos anos, podendo ser encontrado até mesmo engarrafado e pronto nas prateleiras de supermercados.
Mas para quem gosta dessa bebida naturalmente gasosa e de infinita possibilidades de sabores, é muito mais barato fazer em casa.
Antes de se aventurar na elaboração do kombucha, é preciso entender todas as etapas e ingredientes necessários. Para a receita dar certo, é necessário seguir as instruções corretamente e respeitar o tempo de cada fase do processo.
A receita base não tem segredo, o principal é ter uma mãe, ou “scooby”, como é chamada a cultura de bactérias e leveduras responsável pela fermentação do chá. Na tradição do kombucha, assim como na de outros fermentados, as culturas devem ser doadas, passadas por amigos e conhecidos. Mas também é possível comprá-las.
Um dos locais para adquirir o produto, que é um dos mais importantes na elaboração da bebida, é a ‘Companhia dos Fermentados’. A loja é especializada em receitas fermentadas e os scoobys podem ser adquiridos pelo site.
As leveduras podem ser compradas individualmente a partir de R$ 68 ou em kits que contam utensílios próprios para a produção de kombucha.