PUBLICIDADE

Radar

Especialista ensina como preservar vitaminas e minerais dos legumes

Veja também receitas feitas com esses alimentos para aproveitar a versatilidade deles na cozinha; confira detalhes

Legumes cozidos. Foto: Weyo/ Adobe StockFoto: Weyo/ Adobe Stock

Couve-flor, batata, erva-doce, tomate e outros alimentos integram o grupos dos legumes e são amplamente utilizados na culinária caseira. Quando consumidos frescos, oferecem muitos benefícios para o organismo, e existem métodos para sua preservação.

O Paladar consultou Fabio Stoco, professor de Tecnologia em Gastronomia do Centro Universitário Senac, para esclarecer essa questão no Manual de legumes, além de tirar dúvidas de como escolher esses alimentos, armazenar e muito mais.

Quais são os benefícios dos legumes?

Primeiro, é importante entender de quais benefícios estamos falando. Essa categoria abrange muitos alimentos, e a maioria deles é considerado nutritivo por ser repleto especialmente de vitaminas e minerais.

PUBLICIDADE

Esses compostos são melhor aproveitados quando os legumes estão frescos, o que indica que estão aptos para consumo e podem ser usados em diversas receitas (veja algumas abaixo).

Legumes Foto: Bigc Studio/ Adobe Stock

Como preservar

Sabendo quais são alguns dos benefícios dos legumes, dá para entender como preservá-los. O chef indica o método de cozimento a vapor para preservar as vitaminas e minerais desses alimentos, o que ocorre de maneira uniforme e mantém essa composição.

Isso ocorre porque os legumes não entram em contato com a água. Além desse, outros métodos, como legumes assados ou grelhados, também funcionam do mesmo modo e preservam os benefícios desses alimentos.

PUBLICIDADE

Receitas com legumes

Salada de legumes

Além dos variados legumes, o queijo cabra e molho de mostarda dijon entre os ingredientes dessa salada dão um toque especial para a receita, que fica ainda mais saborosa. Veja a receita completa aqui.

Salada de legumes com queijo de cabra. Foto: Camila Martins

Legumes salteados

PUBLICIDADE

Essa receita fácil inclui tomate cereja, cogumelos paris, ervilha-torta, batata-doce roxa, abóbora japonesa entre os legumes e temperos à gosto que adicionam um sabor marcante. Veja a receita completa aqui.

O ideal mesmo é preparar legumes variados na própria grelha - não são só as carnes que se beneficiam do sabor criado pelo fogo. Mas, se não for possível, aposte neste prato de legumes salteados como acompanhamento. É fácil de fazer, bonito de ser levado à mesa e ainda pode ser preparado no dia anterior.Veja como fazer. Foto: Felipe Rau/Estadão

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE