Os temperos, especialmente os naturais ou as ervas e especiarias, têm a funcionalidade de realçar o sabor de alimentos diversos. Muitas vezes, só caprichamos no uso deles quando é um prato mais elaborado, mas por que não realçar o sabor de legumes com temperos, por exemplo?
O Paladar consultou Fabio Stoco, professor de Tecnologia em Gastronomia do Centro Universitário Senac, para entender as melhores maneiras de temperar legumes, e o profissional ainda deu dicas de excelentes combinações.
Como temperar legumes?
Stoco concorda que os temperos são muito funcionais para diversos alimentos, inclusive os legumes. Começando com as sugestões básicas, o profissional indica apostar em pimenta-do-reino, alho, salsinha, sal e cebola. Geralmente, são temperos fáceis de encontrar (ou até já estão na sua dispensa) e assertivos para temperar legumes.
Leia também:
Como combinar temperos e legumes
Embora existam os temperos básicos que funcionam de maneira geral com todos os legumes, há combinações que são nota 10 quando o assunto é um tempero específico e o legume. Veja abaixo alguns exemplos:
- Cenoura: gengibre, mel e açúcar mascavo.
- Brócolis e couve-flor: alho refogado e raspas de limão.
- Tomate: manjericão e tomilho.
- Batata: alecrim, páprica e alho poró.
- Abobrinha: endro e manjericão.
- Pimentão: orégano e cominho.
Manual de legumes
Essa dica do professor Fabio Stoco sobre como temperar legumes é apenas uma das várias que ele compartilhou com o Paladar no Manual de legumes. Se você quer saber tudo sobre essa categoria, como escolhas na hora da compra, armazenamento, receitas, preparos e outros pontos importantes, acesse a o manual completo aqui.