Publicidade

Publicidade

Radar

Maçã do Amor: segredos para conservar e conquistar neste arraial

O chef confeiteiro Rafael Aoki deu dicas essenciais para conservar a maça do amor até a sua festa junina.

Maçã do amor com xerem de caju em volta sobre superfície de madeira. Foto: ALEX SILVA/ESTADAOFoto: ALEX SILVA/ESTADAO

Junho é o mês das festa juninas e com ele vêm os pratos tradicionais e culturais que não podem faltar em um grande arraial. Um dos queridíssimos é a maçã do amor. Inclusive, desde a sua criação, ela já ganhou inúmeras versões.

Mas, como todo prato tradicional, ele exige segredos para chegar a uma perfeita harmonia e conquistar a todos durante as festividades. Desta forma, o chef confeiteiro Rafael Aoki deu dicas essenciais para fazer e conservar a maçã do amor até a sua festa junina.

Quanto tempo demora pra secar?

A maçã do amor leva em média 20 a 30 minutos para secar. De acordo com o especialista é só deixá-la em temperatura ambiente. Para que assim, o caramelo da maçã fique completamente seco. Na questão sobre guardá-la na geladeira, o chef afirmou que não é o ideal.

“O açúcar pode começar a umedecer e estragar o visual do caramelo”, explicou. Caso, precise refrigerar o doce, o caramelo deve estar totalmente frio.

PUBLICIDADE

Por quanto tempo a maçã pode ficar fora da geladeira?

Já que a indicação do chef é não colocar a mação do amor dentro do refrigerador, o Paladar decidiu entender então quanto tempo pode ficar fora. Aoki afirmou que até três dias, devido ao uso da glucose. “A calda de caramelo servirá como uma película de proteção para que a maçã não oxide”, explicou.

Como transportar a maçã do amor?

A melhor opção para o transporte do doce são as caixas de isopor. Segundo a explicação do chef: “Assim, não há risco de quebrar ou rachar a maçã do amor durante o transporte”.

Algo importante é o tempo de espera para embalar o doce, e a dica é que seja realizado pelo menos 30 minutos após ter passado o caramelo. Assim, evita-se a destruição total da sobremesa antes de chegar no local da festa junina. Até porque, todo o cuidado é pouco para quem quer causar uma boa impressão para os convidados.

PUBLICIDADE

Confira agora duas receitas de Maçã do Amor para você arrasar no arraial:

Maçã do amor tradicional

Aprenda a fazer a maçã do amor tradicional para sua festa junina usando apenas cinco ingredientes Foto: Alex Silva | Estadão

Pra não ter erro e agradar até mesmo a tia mais chata. A receita com a maçã vermelhinha e muito doce, que faz qualquer um mergulhar na memória mais profunda de infância. Com cinco ingredientes no capricho e 8 etapas de preparo, não tem como errar. Confira mais neste link.

Maçã do amor recheada com mousse de mascarpone e baunilha

PUBLICIDADE

Aprenda a rechear maçã do amor com mousse de mascarpone e baunilha Foto: Alex Silva | Estadão

Se a tradicional já é uma delícia, imagina com a invenção do chef Rafael Aoki, que colocou um recheio de mousse de mascarpone e baunilha na fruta. As receita dois em um pode até assustar, mas não se desespere: é fácil e vai conquistar toda a festa. Veja a receita completa neste link.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE