Você já pensou em comprar uma manteiga por aproximadamente R$ 190? É esse o valor, convertido, de uma manteiga vintage disponível no Lú, Cocina y Alma, localizado na Espanha. Além de ser levada para casa, o gostinho dessa produção também pode ser provado no menu degustação do restaurante.
O preço final do produto tem tudo a ver com sua produção minuciosa e artesanal, que resulta em uma manteiga de qualidade, com sabores complexos e uma consistência impecável: tudo isso é sentido no paladar.
Juanlu Fernández, chef do restaurante, começou a produzir a manteiga vintage há cerca de 7 anos. Natas batidas e aplicação da técnica de soleras (que, inclusive, é própria, mesmo que improvisada) são parte da origem dessa produção.
O restaurante também se destaca por carregar duas estrelas Michelin, um reconhecimento de importância na gastronomia. Quer saber mais sobre o local e seu produto? Confira a matéria completa de Fernanda Meneguetti.
Como escolher uma boa manteiga?
Para escolher uma boa manteiga, algumas características são essenciais e definem uma manteiga de qualidade: untuosidade, sabor de leite e textura cremosa. Uma manteiga com esse potencial indica, provavelmente, uma matéria-prima de qualidade.
Melhor manteiga sem sal do mercado
Você pode arriscar comprar uma marca apenas observando esses aspectos. No entanto, para te ajudar a garantir a escolha certa, Paladar reuniu especialistas para avaliar 14 marcas do mercado. Eles consideraram textura, aroma, sabor e aparência durante a degustação para eleger as melhores, e apenas três se destacaram:
- Galbani
- Président
- Danone
Receitas com manteiga
Além de saber como escolher uma manteiga e ter indicações de especialistas de boas marcas, você também pode conferir preparos com o produto. Teste em casa o nhoque na manteiga e sálvia, a batata-doce assada na brasa com manteiga ou a maminha na AirFryer, que leva uma camada de manteiga.