Armazenar alimentos nem sempre é uma tarefa simples e muitas vezes as frutas da fruteira são perdidas sem nem percebermos, como as bananas que amadurecem rápido demais, ficam escuras e moles demais para comer.
No entanto, existem algumas maneiras de conservar esses alimentos por mais tempo e aproveitá-los de diferentes formas na cozinha. Ao Paladar, especialistas deram as melhores dicas para guardar bananas e outras frutas. Confira a seguir:
Frutas na geladeira
Apesar de ser vista como uma salva-vidas quando o assunto é salvar alimentos, algumas frutas perdem suas propriedades quando refrigeradas, como é o caso da banana, que fica com casca preta na geladeira.
Se a fruta estiver perto de estragar, o ideal é congelá-la sem a casca, em um recipiente fechado. Assim, você evita de jogar as bananas fora e ainda terá um ótimo ingrediente para fazer vitaminas e smoothies. O mesmo truque funciona para a manga e goiabada.
Frutas de casca fina ou sem casca
Já as frutas de casca fina e mais delicadas, como morango, pêssego, figos e kiwi, devem ir da sacola da feira direto para a geladeira, na parte com frio médio.
Também é necessário que elas sejam guardadas em recipientes fechados, de preferência separados, protegidos do frio direto, que pode causar desidratação e acelerar o processo de deterioração desses alimentos.
Dica especial
As bananas e maçãs emitem o gás etileno, que é responsável pelo amadurecimento da fruta. Isso pode ser útil se você quiser acelerar a maturação de uma outra fruta. Para isso, basta deixá-las lado a lado na fruteira e esperar a ‘mágica’ acontecer.
Agora, se a sua ideia não é amadurecer mais rapidamente esses alimentos, guarde as bananas e maçãs longe das outras frutas, ou na geladeira em recipientes separados e tampados.