A cachaça, uma bebida brasileira e popular em todo o mundo, vêm ganhando cada vez mais espaço na combinação de drinques, mas também pode ser apreciada pura, bastando escolher uma de qualidade. O Paladar reuniu especialistas para revelar as melhores cachaças para tomar pura.
Nomes como Alex Mesquita, diretor criativo do Elena, Pedro Píton, chefe do bar do restaurante Animus, Marlon Silva, bartender chef e sócio do Drunks e outros fizeram parte dessa seleção minuciosa descrita na matéria de Matheus Mans:
Magnífica Solera
Alex Mesquita, diretor criativo do Elen, conta que a Magnífica Solera é a sua cachaça predileta, que também pode ser consumida em coquetéis, evidenciando seus toques especiais de frutas secas, baulinha e mel, além de ser considerada boa no paladar a aveludada.
Princesa Isabel Bálsamo e Jaqueira
Pedro Píton, chefe do bar do restaurante Animus, escolheu a Princesa Isabel Bálsamo e Jaqueira para aparecer na lista das melhores cachaças para tomar pura. Ela possui complexidade entre as notas de especiarias e toques frutados, que em conjunto dão um resultado agradável ao paladar.
Porto Vianna Tradicional
Marlon Silva, bartender chef e sócio do Drunks menciona que vale consumir a Porto Vianna Tradicional pura. Ela é uma cachaça de características leves, principalmente seu aroma e retrogosto de mel, considerado o segredo da produção final. Apesar de poder ser consumida pura, também mescla com diferentes drinques.
Leia também
A melhor cachaça branca do mercado
Após conferir as melhores cachaças para tomar pura, você também pode explorar excelentes opções da categoria de cachaças brancas vendidas nos mercados. O Paladar descobriu a de maior qualidade após uma degustação às cegas que considerou critérios específicos de avaliação entre 13 marcas de até R$ 100. Veja a classificação completa aqui.
