As amêndoas retiradas do cacau são as protagonistas na produção de chocolates bean to bar, uma produção artesanal que vem ganhando força no Brasil e conta com um reconhecimento relevante: o Prêmio Associação Bean To Bar Brasil.
Amargor, aroma, finalização, adstringência e acidez foram alguns dos critérios de avaliação da edição de 2024, com resultado revelado em outubro e detalhado pelo Paladar. Com isso, o público pode conhecer os melhores chocolates bean to bar do Brasil.
Como funcionou?
Durante a programação do evento Chocolate Week Bean to Bar Brasil, o concurso funcionou em duas etapas para eleger os melhores chocolates. No total, participaram 20 chocolates 70% cacau, produzidos em diversas regiões do país.
Leia também:
Na primeira fase, profissionais experimentaram às cegas cada uma das amostras, ou seja, sem saber quais chocolates estavam provando, e assim formando finalistas. Por fim, um júri gastronômico definiu as opções do topo. Quer saber quais são? Veja abaixo:
3 melhores chocolates bean to bar do Brasil
- Kalapa Chocolates (3º lugar): a marca, de Belo Horizonte, produz o chocolate com amêndoas de cacau de Ibirapitanga (BA) e conquistou o terceiro lugar na classificação do concurso. Veja mais informações do chocolate no site.
- Priscyla França Chocolates (2º lugar): um blend de amêndoas de cacau do 70% Amazônia foi o grande destaque dessa marca paulistana, que ocupou o segundo lugar no pódio após as avaliações. Saiba mais no link.
- Casa Lasevicius (1º lugar): com o 70% Pariquera-Açu, a marca paulistana Casa Lasevicius ganhou como o melhor chocolate bean to bar do Brasil, oferecendo notas de madeira, fumo e café. Confira mais informações no site.
Chocolate bean-to-bar em Ilhéus
O Prêmio Associação Bean To Bar Brasil destaca o cacau. Em Ilhéus, no interior da Bahia, o chocolate bean to bar está ganhando cada vez mais espaço no turismo, atraindo um público nacional e internacional que se interessa pelo tema.
Especialmente pela produção com excelência de diversas marcas disponíveis, Ilhéus passa a ser conhecida como a ‘’capital do cacau’'. Quer entender mais sobre o assunto? Leia o conteúdo completo do repórter Matheus Mans.