Na última quinta-feira, 6, o TasteAtlas, que considera a votação popular, atualizou a lista dos 100 melhores óleos vegetais do mundo, destacando produções de diferentes países, inclusive do Brasil. Confira abaixo os três vencedores e saiba em qual posição um óleo produzido nacionalmente ficou.
Samos (3º lugar)
Em terceiro lugar, esse óleo conquistou 4,7 estrelas do total de 5, especialmente por seu sabor intenso, aroma de azeitonas e cor dourada. Sua produção, que ocorre na Grécia, é feita a partir das variedades de azeitona Throumba e Koroneiki, seguindo para etapas minuciosas que conferem um resultado final agradável.
Olympia (2º lugar)
Já esse óleo, também da Grécia e com duas variedades de azeitonas na composição, ocupou a segunda posição no ranking com 4,7 estrelas. Seu consumo vai bem em saladas, frutos do mar e carnes pelo sabor frutado e aroma de azeitonas maduras.
Kalamata (1º lugar)
O azeite campeão (4,7 estrelas) tem sabor agradável, cor verde intensa e aroma de fruta verde. Sua produção, em Kalamata (Grécia), ocorre em maior parte com as azeitonas Koroneiki, combinando produção de qualidade, história e cultura em um só produto.
E o Brasil?
O Brasil aparece uma vez no ranking, com o azeite de dendê, que conquistou 3,7 estrelas. A produção, na Bahia, é descrita como parte da cozinha tradicional e histórica. Ele é comumente usado em pratos, como vatapá, moqueca e bobó de camarão.
Receita:
TasteAtlas
A classificação da plataforma é feita por meio das avaliações dos usuários. Portanto, as notas não são baseadas em opiniões de profissionais ou especialistas em gastronomia.
As pessoas atribuem pontuações que variam de 0,5 a 5 a pratos típicos de diversas partes mundo. Assim, a plataforma reúne a média dessas pontuações, que são utilizadas para determinar a posição geral de cada prato ou região, como os ‘’melhores óleos vegetais do mundo’'.