Publicidade

Publicidade

Radar

Os 3 melhores vinhos do Chile em 2024

Confira os 3 melhores vinhos chilenos de 2024, eleitos pela Wine Spectator, e descubra o que os tornou destaque no Top 100 Wines

Em abril, época da vindima no Chile, gastronomia e turismo são uma coisa só noHotel e Vinícola Vik, no Vale do Cachapoal, a 170 quilômetros de Santiago. O local preparou umroteiro de três dias que, além de ioga, trekking na vindima e jantares regados a bons vinhos, permite ao hóspede participarde todo o processo, da colheita noturna da uva até a fermentação na bodega – experimentando tudo que foi produzido desde o início. A experiência all inclusive custaUS$ 2.300 por pessoa em suíte dupla e vai até maio. Foto: Hélvio Romero/EstadãoFoto: Hélvio Romero/Estadão

Os vinhos chilenos estão com tudo em 2024. De acordo com a lista anual dos Top 100 Wines, divulgada em novembro deste ano, um vinho do Chile conquistou o primeiro lugar pela segunda vez na história da premiação.

A seleção, que destaca os melhores rótulos com base em qualidade, valor, disponibilidade e entusiasmo, também incluiu 35 vinhos inéditos. Enquanto novas regiões ganham destaque, Califórnia e Itália permanecem fortes, com ênfase nos Cabernets californianos e nos vinhos da Toscana.

Para continuar acompanhando os vinhos chilenos que se destacaram em 2024, confira a lista completa dos melhores rótulos do país, conforme a seleção da Wine Spectator.

Num cenário vinícola sujeito a tantas influências como o chileno, seria tão impreciso definir um estilo de vinho apenas dos Andes como pensar que os vinhos do Maipo se encaixariam em um único gabarito.  Foto: Marcel Miwa/Estadão

PUBLICIDADE

Don Melchor

Para abrir a lista, um vinho super especial. O Don Melchor é produzido pela vinícola chilena Concha Y Toro. No paladar, a bebida traz notas de cassis, alecrim seco, pimenta branca, framboesa e ameixa.

Tabali

Outro grande nome é o Tabali. Limpo e refrescante, é perfeito para quem gosta de sabores cítricos. No paladar é possível sentir pêssego, melão, maracujá e flor de cassis.

Mayu Syrah

PUBLICIDADE

No paladar, o vinho te leva a sabores de azeitonas, carne curada e tabaco. Para finalizar, sabores de cereja e ameixa. Com equilíbrio de acidez, o resultado final é harmonioso, herbáceo e encorpado.


O que é a Wine Spectator?

A Wine Spectator é uma revista norte-americana especializada em vinhos. No mundo dos enófilos, eles são os professores. Todos os anos a publicação organiza o “Top 100 Wines”, em que são listados os 100 melhores vinhos do ano. Dentre os levantamentos do setor, este apresenta a maior repercussão internacional.

Leia também: receita de sagu com vinho tinto e creme de confeiteiro

PUBLICIDADE

Sagu com vinho tinto e creme confeiteiro Foto: Le Cordon Bleu/Divulgação

O sagu é um alimento típico do Brasil e de países africanos e asiáticos. O produto, feito à base de mandioca, é super versátil. E, com os toques certos, pode se tornar uma grande sobremesa para ceia de Natal.

O livro “Gastronomia brasileira – Da tradição à cozinha de fusão”, da Le Cordon Bleu, traz uma receita de sagu com vinho tinto e creme de confeiteiro. Doce com cara de gourmet, mas super fácil de ser preparado em casa. Confira o passo a passo.

Leia também: receita de linguine ao vinho

Linguine ao vinho branco Foto: Mantovani/Divulgação

PUBLICIDADE

Não tem nada mais italiano do que uma boa massa acompanhada de uma taça de vinho. No Paladar, não faltam receitas para inspirar as preparações. Uma opção perfeita para quem gosta de frutos do mar é o linguine com vôngole.

Além de ser deliciosa, a receita vai contra o senso comum de que macarrão é uma comida “pesada”. O preparo do chef João Mantovani, do Mantovani Fine Italian Bar & Cuisine, é leve e perfeito para os dias quentes. Confira o passo a passo completo.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE