Passata, molho ou extrato? Todos têm o tomate como base e complementam diversas receitas. No entanto, vale lembrar que essas alternativas geralmente são processadas, e por isso é preciso ter atenção para escolher uma opção de qualidade.
Leia também:
Segundo a matéria de Thais Szegö ao Estadão, na editoria Saúde, o tomate é muito benéfico para organismo, pois é rico em antioxidantes, por exemplo, especialmente quando o usamos em um preparo caseiro.
Porém, com o acréscimo de aditivos químicos em produtos prontos, como corantes ou conservantes, esses compostos ficam praticamente ocultos na composição. Para escolher a melhor opção, é preciso ficar atento em alguns detalhes:
- Embalagem: a embalagem deve estar preservada e armazenada em um local com temperatura ambiente e pouca luz.
- Tabela nutricional: observar índices de gordura e sódio nessa tabela, para escolher uma opção com menos aditivos.
- Selo: evite comprar produtos que possuem um selo que indica alto teor de açúcar e compostos semelhantes.
Molho de tomate caseiro
É possível comprar um bom molho de tomate no mercado, e essas dicas garantem a escolha ideal. No entanto, o molho mais benéfico é o caseiro, que não inclui aditivos químicos entre os ingredientes. Quer saber como fazer o molho de tomate caseiro perfeito? Veja a receita completa aqui.
Receitas de molho de tomate
O molho de tomate é considerado versátil e pode acompanhar diversos pratos. Você pode aprender a preparar o molho de tomate para pizza, o molho de tomate assado e leite de coco ou o molho de tomate, cebola e manteiga.