Publicidade

Publicidade

Radar

Morangos japoneses são vendidos por R$ 450 o quilo; entenda

Essa e outras frutas produzidas por marca especializada têm alto rigor no cultivo e garantem uma experiência suculenta e saborosa

Morangos. Foto: Janete Longo/AEFoto: Janete Longo/AE

O selo japonês Ikigai Fruits é responsável pelo varejo de frutas raras, que se destacam não apenas pela alta qualidade, mas pelo preço digno de um jantar em um restaurante contemplado com estrelas do Guia Michelin. Um pacote de 500 gramas de morango Kotoka, por exemplo, pode custar a partir de US$ 89 (R$ 452,29, de acordo com a cotação atual).

Segundo a revista Food & Wine, os preços se justificam porque o processo de cultivo, colheita e armazenamento das frutas Ikigai garantem aparência e sabor ideal, diferente das frutas comuns que, mesmo cuidadosamente selecionadas, podem trazer uma surpresa negativa ao consumidor, seja por estar podre por dentro ou por estar insossa. Isso, em outras palavras, significa que o valor alto cobre o tempo e o trabalho investido pelos produtores em produtos especializados.

O sucesso certeiro da Ikigai Fruits tem levado a marca a se expandir em outro continente, com a exportação chegando aos Estados Unidos. Agora, os habitantes do país têm acesso - desde que tenham poder aquisitivo para isso - a itens como melões da província de Shizouka, que custam US$ 128 (R$ 650,48, de acordo com a cotação atual) cada, e chegam luxuosamente embalados em uma caixa preta com relevos dourados.

A fruta passa por um período rigoroso de cuidados durante o cultivo, sendo polinizada e regada manualmente, depois massageada e lustrada. Antes de ser comercializada, também passa por análises criteriosas, que medem o teor de açúcar, aparência, maturação e gosto. Isso permite ao consumidor usufruir de uma experiência muito suculenta e saborosa.

Outra opção é o morango Millenials Pearl White, que possui tom rosa claro e é disponibilizado em pacotes com unidades em tamanho padronizado por US$ 128 (R$ 650,48, de acordo com a cotação atual).

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE