A Páscoa já passou, mas as receitas com bacalhau podem permanecer no cardápio, afinal é um peixe que faz muito bem à saúde. Ele é rico em minerais como ferro e fósforo, e possui em sua composição o ômega 3, ácido graxo que auxilia na melhora da saúde cerebral e na ação anti-inflamatória.
Estudos apontam ainda que quando o peixe é incluído na dieta, ajuda a prevenir a doença cardiovascular, pois está associado a ácidos graxos poli-insaturados do tipo EPA e DHA.
Receita com bacalhau
Uma das receitas mais tradicionais e fáceis de preparar no dia a dia é o bacalhau à madeira, em que as postas são fritas no azeite, acompanhadas de batatas e molho. Veja a receita completa aqui.
Na hora de preparar o prato é importante tomar cuidado com o sal, pois esse peixe precisa ser dessalgado. Recomenda-se que o peixe seja dessalgado com água potável, sob refrigeração de até 5°C ou por meio de fervura.
”É importante chamar atenção sobre os peixes muito ricos em sódio, pois o excesso de sal é inimigo da saúde. Todos os peixes conservados em sal, como o bacalhau e a sardinha em lata, deixam de ser saudáveis pelo excesso de sódio. Os enlatados ainda são ricos em conservantes. O bacalhau deve ser devidamente dessalgado”, afirmou o cardiologista Gerson Luiz Bredt Junior, ao Estadão.
O melhor bacalhau dessalgado do mercado
Hoje já existem opções de bacalhau dessalgado nos supermercados. Para te ajudar na escolha, o Paladar testou as marcas mais encontradas. Um time de jurados convidados provou às cegas seis amostras do peixe.
Ao final da degustação, o júri concluiu que a marca Bom Porto apresentou o melhor lombo de bacalhau. O peixe foi considerado macio e com lascas firmes. Sabor acentuado, boa cura e nível de sal muito bem equilibrado, com todas as características que um bacalhau superior deve ter, de acordo com os especialistas (veja o teste completo aqui).