Os grãos do café são extraídos a partir do cultivo das flores cafeeiras que precisam de cuidados especiais durante o seu crescimento. Esses processos determinam como será, inicialmente, a qualidade sensorial de um café espresso, por exemplo.
Leia também:
Outro fator que influencia o resultado final da bebida e o quão saudável ela pode ser é a forma com o é preparada. Segundo Ensei Neto, especialista em café, para formar essa versão basta trabalhar com a proporção de 1:4: ¼ de onça peso (7 gramas) para se obter uma onça líquida (30 ml).
Café espresso x café coado
Para entender melhor qual é o café mais saudável, é necessário considerar a preparação de cada um. O café espresso, por não conter um filtro específico, extrai os óleos dos grãos para a bebida e elas formam microbolhas de ar semelhantes a uma espuma.
Esse processo é diferente do café coado, que passa pelo filtro de papel, telas metálicas ou algum feito de pano, eliminando esses óleos da composição durante essa filtragem.
Efeitos na saúde...
Quando comparado com o café coado, o consumo do café espresso deve ser moderado devido aos métodos de produção. Os óleos dos grãos deste segundo café transformam-se em apenas óleos ou gorduras saturadas ao não passarem pelo filtro, o que pode causar impactos na saúde. As informações são da matéria de Giulia Howard.
Receitas com café espresso
Mousse de espresso
A professora Taila Saito, da Anhembi Morumbi, compartilhou com o Paladar esta receita que inclui ingredientes como açúcar refinado, chocolate amargo e licor de cereja. O mousse precisa ficar cerca de três horas na geladeira para garantir a consistência adequada. Veja a receita completa aqui.
Leia também:
Espresso martini perfeito
Este drinque clássico possui licor de café, café solúvel e espresso entre os ingredientes. Para ficar pronto, o espresso martini precisa de apenas três passos importantes. Veja a receita completa aqui.