O Kureiji é o novo restaurante japonês dos Jardins e traz uma proposta diferente, que vão desde a apresentação dos pratos até as influências para a criação do menu.
Comandado por Adriano Kanashiro, o local mostra toda a criatividade do chef, que usa ingredientes típicos de outras regiões em pratos tradicionais japoneses. Saiba tudo sobre o Kureiji na matéria de Fernanda Meneguetti, no Paladar.
Influências de outros países
No novo japonês dos Jardins, Kanashiro traz um pouco da África ao usar pimentas e receitas clássicas de lá, como o tempurá de camarões. Também existe a presença da Coreia em suas criações, como o kimchi e missô negro.
Para completar, há doses de brasilidade no missoshiro espessado com mandioquinha e tucupio; no gari (conserva de gengibre) com duas versões: garioca (com lâminas de mandioca no meio) e garioquinha (com mandioquinha); e para finalizar, o coco verde servido como sashimi bem temperado, com textura de lula.
Arroz de sushi
O chef também mexeu em uma coisa quase sagrada na culinária japonesa, o arroz de sushi, também conhecido como shari. Na versão de Kanashiro, o preparo é feito com um blend de grãos (mezzo japoneses, mezzo o mini arroz do Vale do Paraíba) lavados e deixados em repouso por meia hora para serem cozidos juntos em panela de ferro mineira por 12 minutos. Em seguida, são temperados com um toque de tucupi.
Esse arroz é usado em sushis originados ali, como o de unagui (enguia) com mapará (peixe amazônico de água doce igualmente lambuzado com tarê a ponto de ser confundido com a apreciada moreia) e lasquinhas de queijo artesanal.
Sobremesa
Há ainda novidades nas sobremesas desse restaurante japonês. O Chokoreto é uma espécie de brownie com mochi, apresentando textura grudenta devido à farinha de arroz no lugar da de trigo, e enriquecido com banana e chocolate Ruby. O doce acompanha calda de gergelim preto e sorvete de matcha com pistache.
- Onde: R. Guarará, 190 - Jardim Paulista, São Paulo - SP