Publicidade

Publicidade

Radar

Ora-pro-nóbis e outros dois alimentos que foram tendência em 2023; veja benefícios

O ano foi marcado por algumas tendências no setor alimentício

É muito usada em refogados e como acompanhamento. Suas folhas são gostosas, nutritivas e fartas. Os brotos e o fruto também são comestíveis. Foto: Tadeu Brunelli/EstadãoFoto: Tadeu Brunelli/Estadão

2023 já está quase chegando ao fim, e nesta última semana de dezembro vale aproveitar o clima de retrospectiva para tratar de três alimentos que viraram tendência ao longo do ano, integrando receitas e despertando cada vez mais a curiosidade dos consumidores por suas características únicas.

Um deles é o pistache. Você certamente já viu, pelo menos nos últimos meses, uma crescente constante de sorvetes, bolos e até panetones utilizando a oleaginosa como recheio. Com alto teor de antioxidantes, suas nozes têm baixo teor de gorduras e calorias, além de serem ricas em fibras, contribuindo para o aumento de saciedade de acordo com Ana Paula Scinocca, do Blog Vigilante da Causa Magra para o E+.

A cúrcuma também entra na lista de tendências de 2023. É um tempero natural que, assim como o sal, tem a função de realçar os sabores da comida; possui coloração amarelada e apresenta diversos benefícios à saúde por suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Seu uso também contribui para o alívio de sintomas gastrointestinais, como indigestão e inchaço.

Por fim, um dos maiores destaques até então tem sido a ora-pro-nóbis, uma planta da categoria dos superalimentos, extremamente rica em proteínas, fibras, vitaminas e minerais, que, além de saudável, é muito versátil, podendo ser utilizada em diversas receitas, como doces, salgados, sucos entre outras opções.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE