A coxinha, considerada uma iguaria brasileira, é motivo de orgulho nacional. A popularidade deste petisco, que une crocância, suculência e sabores -além do clássico- se tornou global, fazendo com que suas versões se ampliassem e surgissem até mesmo opções vegetarianas (essa e outras vamos te ensinar!).
Mas você sabia que essa delícia surgiu de forma espontânea? A matéria de Giulia Howard menciona que uma cozinheira da Princesa Isabel, filha mais velha do Imperador Dom Pedro II e da Imperatriz Teresa Cristina, queria servir algo diferente para o príncipe Pedro de Alcântara, e tinha alguns ingredientes em mãos: frango desfiado e batata. Foi a partir dessa mescla que a cozinheira acabou criando a coxinha.
A versatilidade de pratos com criatividade ao utilizar determinados ingredientes é uma das vantagens da gastronomia. Dá para notar que a coxinha é, basicamente, fruto de uma reinvenção que deu certo -e muito certo! Leia o conteúdo na íntegra para descobrir outros detalhes.
Distintos sabores para você testar
A massa tradicionalmente é feita com os mesmos ingredientes, mas os sabores da coxinha podem ser bastante distintos. Você já experimentou a coxinha de camarão, por exemplo? Pode acreditar, a união da massa com o camarão é uma explosão de sabores. Também dá para rechear o pestico com pernil ou provar a versão vegetariana. Aprenda essas receitas:
Coxinha de camarão
Quer surpreender os seus convidados em casa? A coxinha de camarão é uma ótima opção. Além de ser bonita visualmente, o aperitivo entrega muito sabor, especialmente para quem gosta de frutos do mar. Veja a receita completa aqui.
Coxinha de pernil
O pernil torna-se o toque especial desta coxinha, que é preparada utilizando poucos ingredientes e fica pronta em apenas oito passos. Ela é perfeita para servir antes de pratos principais ou apenas para reunir amigos e familiares. Veja a receita completa aqui.
Coxinha veggie
Esta receita leva principalmente ingredientes como alguns tipos de queijos, talos de couve e mandioca. E não se engane: ela não deixa de entregar nada em sabor, crocância e suculência. Veja a receita completa aqui.