O sonho é um pão doce frito e recheado popular em todo mundo, mas sua origem é incerta. Mas a versão da história mais aceita aponta a Alemanha como precursora do doce.
Dizem que um jovem ajudante de padeiro, recrutado para defender Berlim, em 1756, foi dispensado do batalhão por não ter habilidade na artilharia. De volta à padaria, ele teria se inspirado nas balas de canhão para moldar seus pães e, em vez de assá-los, fritá-los.
O queridinho das padarias também pode ser feito em casa e você pode obter um pãozinho delicioso seguindo algumas dicas. Para começar, um bom sonho é leve e macio, com recheio cremoso e suave. Para não errar no preparo, aprenda a receita simples da chef confeiteira Amanda Lopes.
Ingredientes
Para a massa, você vai precisar de 500g de farinha de trigo, 25g de fermento biológico, 80g de açúcar, 50g de manteiga, 1 pitada de sal, 6 gemas, 200 ml de leite, óleo para fritar e açúcar de confeiteiro para finalizar.
Já para o recheio, são necessários 500 ml de leite, 1/2 fava de baunilha, 125g de gemas, 100g de açúcar, 50g de maisena e 150g de creme de leite fresco.
Massa
Comece batendo todos os ingredientes na batedeira, exceto o açúcar e a manteiga. Quando formar uma massa, acrescente o açúcar e misture. Acrescente a manteiga e bata até a massa chegar ao ponto em que estica sem quebrar.
Em seguida, deixe a massa descansar por 30 minutos, coberta com filme. Após esse período, achate-a com as mãos e boleie pedaços no tamanho desejado (de 40g a 60g). Distribua as bolas de massa numa placa ou assadeira e deixe crescer até dobrar de tamanho.
Frite os sonhos em óleo aquecido a 170°C – mais quente do que isso, eles podem queimar por fora e ficar crus por dentro. Doure dos dois lados, retire do óleo e deixe escorrer.
Recheio de creme
Primeiro, ferva o leite com a fava de baunilha. Em outro recipiente, misture as gemas, o açúcar e a maisena. Adicione um pouco do leite quente sobre a mistura e mexa bem. Após incorporar os ingredientes, volte tudo à panela com o restante do leite e leve ao fogo. Cozinhe até formar um creme. Ponha num recipiente, cubra com filme plástico e leve para gelar.
Enquanto isso, bata o creme de leite fresco em ponto de chantilly. Depois do tempo necessário, tire o creme gelado da geladeira, bata-o até ficar liso e misture delicadamente ao chantilly. Pronto, agora é só rechear o sonho!
Dicas especiais
- Açúcar demais embatuma a massa.
- Nunca misture sal ao fermento.
- Ele mata as leveduras.
- Não deixe crescer demais, pois o sonho estoura e murcha.
- Escorra numa grelha, nunca no papel-toalha.
- Recheie primeiro e só depois peneire o açúcar.