O NYIOOC World Olive Oil Competition divulgou a lista de 2024 com os melhores azeites de oliva extra virgem, abrangendo opções produzidas em todo o mundo. A lista inclui versões delicadas, robustas, frutadas e variedades diversas -uma seleção completa. Apesar do tamanho da lista, apenas três opções contemplaram o pódio da classificação:
1º lugar: San Giuliano L’Originale
Fabricado pelo Domenico Manca SPA na Sardenha (Itália), este azeite tem uma cor amarelo-dourada clara e é considerado delicado e bem equilibrado em seus sabores, exalando um aroma frutado de azeitonas maduras, baunilha e amêndoa.
2º lugar: Finca Los Remedios Coupage Sikitita & Koroneiki
Já o segundo colocado do pódio é um azeite orgânico que destaca sabores frutados, doces e com nuances leves de amargor, tornando o conjunto equilibrado. Essas características são resultados da produção por Agrogarmo Inversiones em Castilla-La Mancha (Espanha).
3º lugar: Mérula
Feito por Marqués de Valdueza em Estremadura, na Espanha, este azeite harmoniza o doce e o picante no paladar, combinado com toques de amêndoas verde, tomates maduros e aromas intensos de azeitonas verdes.
O NYIOOC World Olive Oil Competition
A competição mundial reúne anualmente os melhores azeites de oliva tendo como base principal a qualidade. Os produtores dos azeites precisam apresentar em cada etapa da produção atenção, habilidade e determinação para que seus produtos sejam premiados.
Paladar Testou
O melhor azeite extra virgem do mercado
20 marcas disponíveis nos supermercados foram selecionadas para um teste do Paladar realizado em conjunto com especialistas. A Las Doscientas conquistou o primeiro lugar no pódio das marcas de azeite extra virgem avaliadas por especialistas, na sequência as outras duas em destaque: O.live & Co (2º) Cocinero (3º). Confira detalhes de todas as marcas avaliadas neste link.
O melhor azeite brasileiro do mercado
O Paladar testou amostras de 6 das principais marcas de azeite nacional à venda nos supermercados. Especialistas avaliaram a qualidade de cada um dos produtos, levando em consideração frescor, picância, aroma e nível de amargor entre os critérios de avaliação. Veja a classificação completa.