PUBLICIDADE

Radar

Os melhores cafés espresso do Centro de São Paulo segundo chefs

Confira também receitas que podem ser preparadas com a bebida

Café em pequena xícara em cima de um pires. Ao lado, grãos de café. Foto: Romolo Tavani/AdobeStockFoto: Romolo Tavani/AdobeStock

É fácil encontrar um café espresso em São Paulo. A cidade abriga, praticamente em cada esquina, restaurantes, bares e cafeterias que oferecem essa bebida tão popular. Para quem é amante de café, sabe que, embora a bebida seja vendida em vários estabelecimentos, alguns se destacam especialmente por oferecerem um café espesso preparado com muita qualidade, e chefs reconhecem esse aspecto.

É por isso que, quando consultados pelo Paladar, eles relevaram os seus cafés espresso favoritos da cidade, inclusive da região central, na matéria escrita por Luigi Di Fiore. Alguns nomes, como Diogo Wada, chef do Barbatana Amarela, Daniela Diniz, chef confeiteira da D’Macarrons, Caio Tucunduva, mestre de torra No More Bad Coffe, e outros, fizeram parte dessa seleção:

Padaria St. Chico

Com unidade em Higienópolis, a Padaria St. Chico foi citada pelo especialista Caio Tucunduva. Ele elogiou a bebida especialmente pelo frescor facilmente identificado e um aroma agradável intenso. Além do café espresso, Tucunduva também pontua a qualidade do café coado do estabelecimento.

PUBLICIDADE

Fabrique Pão e Café

Os chefs Daniela Diniz e Alê D’Agostino mencionaram o café espresso da Fabrique Pão e Café como uma das melhores opções da cidade. A bebida foi elogiada pela qualidade em seu resultado final, apresentando frescor e um aroma muito atrativo. Para quem é da região central, a Fabrique Pão e Café possui unidade no bairro Higienópolis, mas também na Vila Romana e Santa Cecília.

Café espresso x café coado

Quem consome café com frequência sabe que o café espresso é bem diferente do coado em seu resultado final, e isso se deve ao método de produção. O café espresso não passa por um filtro, e por isso os óleos da composição dos grãos vão para a bebida, conferindo um aspecto mais cremoso devido a microbolhas de ar formadas. Enquanto isso, o filtro do café coado retém esses óleos durante a preparação, sendo esse processo um dos principais diferenciais da bebida, segundo o guia do café espresso escrito por Giulia Howard.

PUBLICIDADE

Receitas com café espresso

Mousse de espresso

O mousse fica pronto em seis passos e precisa ficar pelo menos três horas na geladeira para adquirir a consistência adequada. Os passos conferem sabores intensos e cremosos para a receita, aspectos que harmonizam no paladar. Veja a receita completa aqui.

Mousse de café espresso Foto: Taila Saito/Anhembi Morumbi

Espresso martini

PUBLICIDADE

Para quem gosta de drinques, essa opção é considerada clássica. Ela possui ingredientes como licor de cafê, café espresso e solúvel entre os ingredientes, resultando em aromas e sabores acentuados. Veja a receita completa aqui.

Espresso martini Foto: Bar dos Cravos/Divulgação

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE