PUBLICIDADE

Radar

Os melhores pratos de porco do mundo em 2024, segundo o TasteAtlas

Ranking internacional revela melhores pratos com carne suína; Brasil fica de fora

No Brasil, a perspectiva para as cotações da carne suína é positiva, informa o Rabobank. Foto: Werther Santana/EstadãoFoto: Werther Santana/Estadão

O TasteAtlas, guia global de culinária, divulgou uma avaliação que traz os melhores pratos de porco do mundo. Essa lista conta com 42 países espalhados pelo mundo.

Segundo o ranking, o prato de porco “Tonkatisu”, uma costeleta de porco de origem japonesa, ocupou a primeira posição da lista, seguido pelo “Carne De Porco Desfiada”, com uma técnica de churrasco, diretamente dos Estados Unidos. Logo depois, “Samgyeopsa”, iguaria sul-coreana, composta por barriga de porco, ficou em terceiro lugar.

Algo interessante é que o Japão aparece três vezes na lista com pratos diferentes, enquanto os Estados Unidos duas vezes. A China é o país que mais aparece no ranking de pratos com porco, um exemplo, é o “Costelinha agridoce (Tang cu pai gu)” em 25.º da lista. O restante do top 10 inclui:

4. Chashu, Japão;

5. Carnitas, México;

PUBLICIDADE

6. Pernil, Porto Rico;

7. Porchetta, Itália;

8. Lechon, Filipinas;

9. Vindaloo, Índia;

10. Katsudon, Japão.

PUBLICIDADE

Mas, e o Brasil?

O Brasil não aparece nesta lista. No entanto, é importante frisar que A Casa do Porco, restaurante brasileiro localizado no bairro da República, em São Paulo, continua a se destacar no cenário gastronômico mundial.

No ranking de 2024 da revista internacional “50 Best Restaurants”, A Casa do Porco foi eleita o 27° melhor restaurante do mundo. Além disso, no contexto da América Latina, o restaurante figura em uma posição de destaque, reconhecido por sua culinária inovadora focada em pratos de carne de porco

A Casa do Porco

A Casa do Porco foi aberta em outubro de 2015. Foto: Nilton Fukuda|Estadão

PUBLICIDADE

O restaurante renomado trabalha com elementos à base de carne suína. A chef que deu vida ao local, Janaína Torres, foi eleita neste ano como a “Melhor Chef Feminina do Mundo”. Com isso, mais uma qualificação foi dada ao restaurante. Além disso, seu lema é a diversidade. Por isso, mesmo sendo uma casa com carnes suínas, a chef traz pratos voltados para os vegetarianos com um menu degustação sem carne.

Como funciona o TasteAtlas?

O TasteAtlas não tem nenhuma avaliação de cunho profissional, é apenas um site de uso livre para qualquer usuário, de qualquer lugar do mundo, para registrar experiências em restaurantes, pratos e bebidas típicas e polos gastronômicos.

Cada lista elaborada pelo site contabiliza as notas atribuídas pelos usuários, que vão de 0,5 a 5, e, com a média calculada, monta as classificações gerais.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE