O pão de mel conhecido mundialmente é aquele que apresenta uma crocância promovida por uma casca de chocolate, uma massa macia e um recheio saboroso. Mas nem sempre foi assim. A origem do pão de mel está associada a Rússia, e era um doce conhecido no país como Pryaniki.
Até mesmo os ingredientes não eram tão semelhantes, afinal, tudo isso ocorreu no século XI. Para preparar o Pryaniki, era necessário utilizar suco de frutas, mel e farinha de trigo. Mesmo com poucos ingredientes, o doce ganhou popularidade mundial e assim surgiram diferentes versões.
Ou seja, a origem do pão de mel remonta ao século XI, na Rússia, e sua expansão fez com que outras versões ganhassem espaço na gastronomia. Quer aprender algumas delas? Mão na massa:
Pão de mel artesanal
Primeiro é importante conhecer a versão tradicional do pão de mel, que fica pronta depois que ingredientes secos e molhados se unem ao recheio, oferecendo texturas e sabores deliciosos. Veja a receita completa aqui.
Bolo de pão de mel
Uma das versões do doce tradicional é o famoso bolo pão de mel, que combina massa, recheio e cobertura de forma surpreendente no paladar. Você pode servir este bolo inteiro ou em pedaços. Veja a receita completa aqui.
Bombom de pão de mel
Apesar da origem do pão de mel ser na Rússia, o bombom de pão de mel é uma das suas versões que deu certo. Seu diferencial está na camada mais generosa de chocolate derretido ao redor, e nesse caso, o recheio inspirado no pão de mel. Veja a receita completa aqui.